Os líderes financeiros dos principais países do G20 não conseguiram chegar a um consenso em torno de um comunicado conjunto, em meio a profundas divisões sobre como abordar conflitos geopolíticos. O Brasil é o atual presidente do G20, por isso está se preparando para apresentar um resumo ao final das conversações nesta quinta-feira (29).
Em coletiva de imprensa ao final do evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que “os conflitos que estão em curso” foram responsáveis pelo impasse. Disse também que não foi possível chegar “nem que fosse uma nota sucinta, sobre um tema, para que nós pudéssemos soltar o comunicado [final]”. “Chegou uma hora que o impasse era tão pequeno que dizia respeito a uma palavra”, afirmou Haddad, sem dizer qual seria.
Ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países que compõem o G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana) se reuniram nesta semana em São Paulo, no Parque Ibirapuera, para debater temas da Trilha de Finanças.
O Brasil tentou costurar um acordo para um comunicado final, mas países do G20 estão profundamente divididos em relação à guerra da Rússia na Ucrânia e aos ataques de Israel a Gaza, o que criou o impasse. Houve uma tentativa infrutífera de mencionar os riscos de fragmentação e conflitos globais em termos gerais, mas omitindo qualquer referência direta às guerras, mas não se chegou a um consenso.
(Com Reuters)
The post Ministros das Finanças do G20 fracassam em chegar a comunicado final conjunto no Brasil appeared first on InfoMoney.