• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem para 228 mil na semana, ante estimativa de 242 mil
20 de julho de 2023
BC da China decide manter taxas de juros de referência inalteradas
20 de julho de 2023
Published by on 20 de julho de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

JOHANESBURGO (Reuters) – Uma moeda comum para os Brics não estará na agenda da reunião de cúpula do bloco marcada para a África do Sul em agosto, mas Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul continuarão a se afastar do dólar norte-americano, disse um, graduado diplomata sul-africano na quarta-feira.

“Nunca se falou em uma moeda dos Brics, isso não está na agenda”, disse Anil Sooklal, embaixador geral da África do Sul para os Brics e a Ásia em uma coletiva de imprensa.

“O que dissemos e continuamos a aprofundar é o comércio em moedas locais e a liquidação em moedas locais.”

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, estão entre os líderes dos Brics que defenderam a ideia de uma moeda comum, já que o bloco pretende desafiar o domínio ocidental das finanças globais em meio às sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia no ano passado.

Isso fez com que os países buscassem alternativas ao dólar, especialmente entre países que não são aliados dos Estados Unidos.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Índia disse no início deste mês que as moedas continuariam a ser “uma questão nacional por muito tempo”, enquanto o presidente do banco central da África do Sul apontou que uma moeda comum exige uma união bancária, uma união fiscal e convergência macroeconômica.

“Os Brics iniciaram um processo que foi acelerado como resultado do conflito, como resultado de sanções unilaterais”, disse Sooklal. “Os dias de um mundo centrado no dólar acabaram, isso é uma realidade. Hoje temos um sistema de comércio global multipolar.”

(Reportagem de Rachel Savage e Carien du Plessis; reportagem adicional de Tim Cocks)

The post Moeda dos Brics não está na agenda de cúpula do grupo em agosto, diz diplomata sul-africano appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress