• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Peter Navarro: Mesmo se perdemos apelação nos casos tarifários, faremos isso de outra maneira
29 de maio de 2025
Haddad diz que empresários ainda enxergam retorno de investimentos no Brasil
29 de maio de 2025
Published by on 29 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os constantes recuos de Donald Trump nos anúncios de tarifas sobre os parceiros comerciais dos Estados Unidos podem ser comparados a uma montanha russa e mostram que o presidente republicano teve um choque de realidade ao se deparar com a possibilidade de as empresas americanas sofrerem com desabastecimento de insumos. A opinião é de Luis Stuhlberger, CEO e CIO do Fundo Verde, que fez seu evento anual nesta quinta-feira (29), em São Paulo.

“O Trump arregou, voltou atrás sem obter nada da China, a não ser a China voltar as tarifas. (…) O motivo que isso aconteceu é porque ia ter prateleiras vazias nos Estados Unidos. Um monte de indústrias iam parar por falta de peças chinesas”, comentou o economista em sua apresentação do cenário global.

Leia também

Trump pode pedir à Suprema Corte para restaurar tarifas bloqueadas já nesta sexta

Após apelar da decisão, governo Trump considera acionar Suprema Corte nesta sexta para manter tarifas por meio de liminar

A “roleta russa” foi uma imagem usada por ele por conta das alíquotas anunciadas. Para China, por exemplo, as tarifas escalaram para até 145% até voltarem para cerca de 10% atualmente. Para a União Europeia, a ameaça foi de elevar para 50% (a alíquota), medida que foi adiada até 9 de julho para permitir negociações entre as duas partes.

Sobre decisão judicial da quarta-feira, quando a Corte de Comércio Internacional dos Estados Unidos decidiu que Trump excedeu sua autoridade ao impor tarifas globais sobre produtos importados, Stuhlberger considerou que o presidente certamente irá recorrer, talvez até à Suprema Corte, onde ele tem uma chance de reverter a decisão. Mas isso deve “aumenta profundamente o grau de incerteza”.

“Quem vai fazer um ‘deal’ com o Trump num grau de incerteza (….) sabendo esse negócio está sub judice nos próprios Estados Unidos? Isso é ‘bad for business’, aumenta a incerteza”.

A outra fonte grande de incerteza que existe na economia americana, lembrou o CEO da Verde é o número de ordens executivas que o Trump utiliza. “As ordens executivas afetam toda a economia americana. Até 23 de maio, o Trump tinha feito 157 ordens executivas, muito acima de todos os outros presidentes e dele mesmo no primeiro mandato”, comparou.

O economista citou que essas medidas mexem não só com tarifas, mas também com segurança nacional, governo federal, política, comércio, educação, energia, educação , entre outras. “O Trump governa com base no conflito, um conflito permanente dentro dos Estados Unidos com o resto do mundo. Essa é a forma dele governar”, disse

Todo esse contexto caótico está delimitado por um timing político para resolver o imbróglio, que são as eleições de meio de mandato (as ‘mid-term elections’), avaliou Stuhlberger. Ele mostrou gráficos apontando que, se Trump não resolver isso e o grau de incerteza ficar muito alto — e a popularidade dele não melhorar — com a economia desacelerando, haverá forte perda de assentos na Câmara dos Representantes, com os republicanos perdendo a maioria.

Antes da apresentação de Stuhlberger, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco fez uma palestra sobre o cenário global desafiador. Ele também citou o recrudescimento das disputas comerciais entre EUA e China, colocando como um dos motivos a necessidade americana de desvalorizar o dólar.

Ele disse acreditar que as duas potências vão caminhar para um acordo no qual os chineses poderão finalmente aceitar um valorização do renminbi.

The post “Montanha-russa” de tarifas nos EUA é fonte de incerteza, diz Stuhlberger, da Verde appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress