• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Galípolo reforça dependência de dados para decisões sobre juros
18 de dezembro de 2025
Nova pesquisa mostra que intenções de gastos nos EUA seguem positivas
18 de dezembro de 2025
Published by on 18 de dezembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, disse, nesta quarta-feira (18), que o Banco Central (BC) segue “dependente de dados” para tomar as próximas decisões sobre a taxa Selic e tem se atentado para não dar indicações futuras em suas comunicações.

“Não há portas fechadas, nem setas dadas”, afirmou Galípolo, em coletiva do Relatório de Política Monetária.

Segundo o presidente, diante do cenário atual, é mais prudente aguardar e coletar dados antes de tomar decisões de política monetária.

Galípolo reforçou que não há um gatilho específico que leve o BC a decidir pelo corte de juros. “Vamos estar avaliando uma série de fatores.”

Em linha, o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, disse, também na entrevista, que a posição de “data dependency” tem sido benéfica.

Guillen reforçou que a instituição espera a desaceleração da atividade ao longo dos próximos trimestres e reforçou a ideia de que o BC mira “o redor da meta” de inflação.

Ele pontuou que dados iniciais referentes ao quarto trimestre deste ano indicam uma continuidade da moderação da atividade. Além disso, o diretor avaliou que o mercado de trabalho apresenta sinais incipientes de moderação no Brasil.

O Relatório de Política Monetária

Hoje mais cedo, o BC informou por meio de seu Relatório de Política Monetária que a projeção de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 passou de 2,0% para 2,3%.

No caso de 2026, a estimativa de elevação passou de 1,5% para 1,6%.

No documento, a instituição informou ainda que a projeção de inflação em 12 meses é de 3,2% para o terceiro trimestre de 2027 — horizonte relevante para a política monetária a partir de janeiro –, ainda um pouco acima do centro da meta contínua perseguida pela instituição, de 3%.

O terceiro trimestre de 2027 passou a ser considerado pelo mercado como um período chave, já que se torna a referência para o horizonte relevante da política monetária na reunião de janeiro do BC.

*Com informações da Reuters

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress