A busca por um carro novo envolve vários critérios: modelo, risco de dar problema com o tempo, desempenho, segurança e muito mais. Mas, com o preço médio da gasolina chegando a R$ 6,14, segundo o Ineep, um fator ganhou ainda mais peso na decisão de compra: a eficiência no consumo de combustível.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou recentemente a lista dos carros à venda no Brasil com melhor eficiência energética e menor consumo na cidade. E o grande vencedor foi o Toyota Corolla.
De acordo com o estudo do Inmetro — que mede eficiência em megajoules por quilômetro (MJ/km) — o Toyota Corolla híbrido (HEV) apresentou os melhores resultados do mercado.
O modelo combina um motor 1.8 a combustão com um sistema elétrico e utiliza câmbio CVT para otimizar o desempenho. O resultado é uma eficiência difícil de superar: consumo energético de 1,26 MJ/km e consumo combinado de 17,5 km/l na cidade. Na estrada, o gasto fica em 15,2 km/l.
Além do motor 1.8, o Corolla híbrido entrega 122 cavalos de potência, torque de 16,6 kgf.m e câmbio CVT. O modelo de entrada custa cerca de R$ 190 mil.
Fecham o pódio dos carros mais econômicos do país o Chevrolet Onix Plus e o Fiat Cronos, ambos equipados com motor 1.0 aspirado e câmbio manual. O sedã da GM apresenta eficiência de 1,39 MJ/km, enquanto o modelo da Stellantis registra 1,46 MJ/km.
Os carros mais econômicos de 2025
Confira abaixo a lista completa dos carros mais econômicos segundo o Inmetro: