• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Eurogrupo aprova recomendação de entrada da Bulgária na zona do euro
19 de junho de 2025
Preços do petróleo sobem quase 3% com escalada do conflito Israel-Irã; resposta dos EUA segue incerta
19 de junho de 2025
Published by on 19 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Roberto Campos Neto não se segurou e quebrou o silêncio após o Banco Central elevar os juros em 0,25 ponto percentual na noite da última quarta-feira. No patamar de 15%, trata-se da maior taxa em 20 anos.

“Eu poderia falar: ‘Viu? Me criticaram tanto e agora a taxa está maior’. Mas minha honestidade intelectual não me deixa embarcar nessa. Eu teria feito a mesma coisa”,, disse ao blog da jornalista Andréia Sadi, do G1.

VEJA MAIS: Quer saber onde investir? Programa Money Picks mostra quais são as principais recomendações da semana de diferentes casas de análise, bancos e corretoras 

De acordo com ele, a medida era necessária.

“Acho que o ganho de credibilidade frente ao custo monetário era claramente favorável a este último ajuste, dada a necessidade de reverter as expectativas desancoradas”.

Durante o seu mandato, que começou em 2019 e acabou no começo do ano, Campos Neto elevou a Selic de 2% para 13,75%, em um dos maiores ciclos de alta dos juros da história recente do Brasil.

Provocada pela pandemia da Covid-19, a autoridade foi obrigada a baixar a taxa para logo em seguida trazê-la para um patamar restritivo.

Após a eleição do presidente de 2022, virou alvo do presidente Lula, o que o acusava de ‘falar’ demais. O petista também criticava os juros elevados.

Em maio, o ex-BC foi contratado pelo Nubank para assumir a sua estrutura de liderança como vice-chairman.

Juros altos por muito tempo

A elevação da taxa Selic para 15% pelo Copom veio acompanhada de um sinal forte ao mercado: os juros vão continuar altos por mais tempo. A avaliação é do UBS BB, que destacou a inclusão da palavra “muito” no comunicado do Banco Central como um recado direto para conter apostas em cortes no curto prazo.

“Quando o Comitê fala em manter os juros por um período muito prolongado, está deixando claro que não quer ver cortes precificados ainda em 2025”, escreveu a equipe do UBS em relatório recente.

Para o banco, a decisão surpreendeu parte do mercado, que estava dividido entre a manutenção e uma alta de 25 pontos-base, com precificação de cerca de 65% de chance para a elevação.

A reação do mercado pode ser negativa.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress