• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
ONU eleva previsão de crescimento do PIB da China para 2025 e 2026
8 de janeiro de 2026
ONU: projeção econômica global é incerta, com desafios fiscais e tensão geopolítica
8 de janeiro de 2026
Published by on 8 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

A economia dos Estados Unidos deve manter um crescimento moderado nos próximos anos, sustentada por consumo resiliente e forte investimento em tecnologia, mas cercada por incertezas associadas a tarifas comerciais, política fiscal e à possível acomodação dos gastos em inteligência artificial (IA). A avaliação consta do relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial de 2026, divulgado nesta terça-feira, 8, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O órgão estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA desacelerou para 1,9% em 2025, de 2,8% em 2024, mas deve retomar fôlego e avançar 2% em 2026. No relatório anterior, as estimativas eram de avanço de 1,6% e 1,5%, respectivamente. Para 2027, a organização prevê continuidade da expansão apoiada por políticas macroeconômicas mais favoráveis e pela resiliência da demanda doméstica, com crescimento do PIB de 2,2%.

No campo do investimento, a ONU destaca que a infraestrutura relacionada à IA como um dos principais motores da formação de capital nos EUA, refletindo gastos elevados em equipamentos, software e data centers. Contudo, o relatório ressalta que parte desse movimento pode ter sido antecipado em meio à incerteza comercial, deixando o investimento “vulnerável a uma desaceleração temporária”.

Leia também

ONU: projeção econômica global é incerta, com desafios fiscais e tensão geopolítica

“As tensões geopolíticas e os riscos financeiros aumentam essas pressões, tornando a economia global fragilizada”, avalia a ONU

Secretário-geral da ONU lamenta decisão dos EUA de se retirar de entidades da ONU

O presidente dos EUA, ‌Donald Trump, disse na quarta-feira ​que os Estados Unidos se retirariam de dezenas de entidades internacionais, muitas delas ligadas à ONU

O documento nota o impacto das tarifas implementadas ao longo de 2025. A ONU afirma que essas medidas “criaram incerteza significativa, elevaram custos de comércio e pressionaram mercados”, ainda que o impacto macroeconômico tenha sido mais moderado do que o inicialmente esperado.

No mercado de trabalho, a organização avalia que as condições permanecem “amplamente estáveis”, mas observa sinais de moderação na criação de vagas e no crescimento dos salários. Já o setor habitacional segue contido, pressionado por custos elevados e taxas de juros ainda acima dos níveis pré-pandemia.

The post ONU projeta crescimento moderado nos EUA, com impulso de IA e riscos ligados a tarifa appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress