• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Custo da energia é maior obstáculo à competitividade da indústria de SP, diz pesquisa da Fiesp
26 de junho de 2023
Chefe do Wagner diz que não pretendia golpe, Putin agradece àqueles que recuaram
26 de junho de 2023
Published by on 26 de junho de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

Guiana, o pequeno país sul-americano que descobriu grandes reservas de petróleo nos últimos anos, foi sondado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para se juntar ao grupo. O convite teria vindo do ministro da energia saudita, Abdulaziz bin Salman, e do secretário-geral da Opep, Haitham al-Ghais, segundo dois representantes da Opep informados sobre a abordagem.

Até o momento, o país optou por não aceitar o convite. O vice-presidente da Guiana Bharrat Jagdeo afirmou que a entrada arriscaria a Guiana a ficar em dívida com os esforços da Arábia Saudita e de outros membros que trabalharam para reduzir a oferta global e sustentar os preços do petróleo.

Se a Guiana aderisse, seria o primeiro novo membro em cinco anos e o menor país do bloco em população, com menos de um milhão de habitantes. A expectativa é de que, em breve, o país se torne um dos maiores produtores de petróleo per capita do mundo.

A Exxon Mobil e seus parceiros asseguraram mais de US$ 40 bilhões em projetos de petróleo no país, com a previsão de extrair mais de um milhão de barris por dia até o final da década. O FMI projeta que o PIB da Guiana aumentará 37% em 2023.

Nos últimos anos, a Opep, liderada pela Arábia Saudita, expandiu sua participação com países africanos e firmou uma aliança com a Rússia e outros países da antiga União Soviética e da Ásia, chamada Opep+.

A decisão da Guiana de não ingressar na Opep ocorre no momento em que o grupo vê sua influência sobre a oferta global e os preços diminuir. Os países produtores de petróleo fora da Opep+ devem se expandir mais rapidamente nos próximos cinco anos do que o bloco, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) divulgado em meados de junho.

Projeta-se que os produtores não pertencentes à Opep aumentem a produção em 5,1 milhões de barris por dia, liderados pelos EUA, Brasil e Guiana, afirmou. Por outro lado, os 23 membros da Opep+ adicionarão uma nova capacidade de 800.000 barris por dia, já que os investimentos na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Iraque devem ser compensados por quedas na Rússia e entre países africanos e asiáticos. Fonte: Dow Jones Newswires.

The post Opep sonda Guiana para entrar no grupo appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress