• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Amazon, Netflix e Disney mais baratos. Só que na Argentina, por fim de imposto
23 de dezembro de 2024
Macquarie vê potencial de alta do CAD com mudança política no Canadá
23 de dezembro de 2024
Published by on 23 de dezembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), reafirmou nesta segunda-feira (23) o compromisso do governo federal em cumprir o marco fiscal. 

O petista destacou que a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi determinante para alcançar os resultados fiscais, apesar das pressões e dúvidas do mercado.

“O presidente da Febraban disse o seguinte: ‘Está na hora de furarmos a bolha do estresse dos ativos financeiros’. Ele mesmo dizendo irracionalidade neste momento. Então, eu acredito que é o papel de todos nós – governo, Congresso Nacional, os atores econômicos – furarmos essa bolha do estresse dos ativos e cairmos no terreno da racionalidade”, afirmou o ministro, em entrevista à GloboNews.

Padilha enfatizou que o marco fiscal é um contrato entre o governo, a sociedade e os atores econômicos e garantiu que a administração federal fará tudo o que for necessário para cumprir as metas estabelecidas.

Leia também

Governo vai cumprir “à risca” decisão do STF de suspensão das emendas, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), explicou que uma portaria conjunta já orienta os ministérios sobre como executar as emendas de forma transparente e rastreável

“Estamos terminando dois anos de governo com o menor déficit primário da última década. É verdade que nem todas as questões sociais foram resolvidas, mas é verdade que a liderança do presidente Lula e do ministro Haddad colocaram caminho para o Brasil perseguir esse desafio de combinar investimento social, investimento público com responsabilidade fiscal”, afirmou. 

A fala do ministro faz referência às observações do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, que defendeu a superação da “bolha de estresse” nos ativos financeiros. Ele reconheceu os esforços do governo para enfrentar o cenário fiscal crítico, mas alertou para a necessidade de medidas adicionais.

“A forte deterioração das expectativas, no plano fiscal e monetário, levou os ativos para um patamar disfuncional e insustentável”, afirmou Sidney, destacando a importância da racionalidade nas decisões econômicas.

Sobre as recentes críticas e especulações relacionadas ao cumprimento das metas fiscais, Padilha foi enfático: “Quando aprovamos o marco fiscal e o presidente sancionou, muito dessa irracionalidade dizia o seguinte: o governo não vai cumprir o marco fiscal, vai mudar a meta fiscal… Cumprindo na íntegra o que estava no marco fiscal, não mudando nada como diziam que iria ser alterado em relação a isso”. 

Indicações ao Banco Central

O ministro também abordou as nomeações para o Banco Central (BC), incluindo a indicação do futuro presidente da instituição, Gabriel Galípolo. Ele pontuou que o Congresso aprovou sete novos diretores, todos indicados pelo presidente Lula. “E, nesse segmento, não há qualquer questionamento dos atores econômicos sobre a competência desses sete nomes indicados pelo presidente”, observou. 

As declarações de Padilha são dadas em meio a um cenário de tensão no mercado financeiro, com alta do dólar e especulações sobre a trajetória fiscal do país. O ministro reforçou a necessidade de “serenidade” e “diálogo”. 

(Com Estadão Conteúdo)

The post Padilha defende diálogo com mercado e garante que governo cumprirá marco fiscal appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

Órgão de fiscalização orçamentária da Itália eleva previsão de crescimento para 2026 a 0,7%


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress