Os pedidos de hipotecas caíram 13,3% nos Estados Unidos na semana encerrada em 17 de fevereiro em relação à semana anterior, de acordo com dados com ajustes sazonais da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa das hipotecas de 30 anos subiu de 6,39% para 6,62%, a mais alta desde novembro.
Segundo a MBA, o índice de refinanciamento diminuiu 2% em relação à semana anterior e está 72% abaixo do que o verificado na mesma semana do ano passado. O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 18% em relação a uma semana e o não ajustado recuou 4% na mesma comparação. Ante a mesma semana do ano anterior, a queda foi de 41%.
Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, destacou que as taxas de hipotecas aumentaram em todos os tipos de empréstimo na semana passada. “O salto levou o índice de compras cair 18%, para seu nível mais baixo desde 1995 ”, comparou.
De acordo com o economista, esta época do ano é normalmente quando a atividade de compras aumenta, mas nas últimas duas semanas, as taxas se elevaram significativamente à medida que os mercados financeiros digerem dados sobre o arrefecimento da inflação em um ritmo mais lento do que o esperado.
“O aumento nas taxas de hipotecas colocou muitos compradores de imóveis de volta à margem mais uma vez. Especialmente os compradores de primeira casa que são mais sensíveis aos desafios de acessibilidade e ao impacto de taxas mais altas”, comentou.
A parcela de refinanciamento da atividade hipotecária aumentou para 32,5%, do total de aplicações, de 32,0% na semana anterior. A parcela da atividade de hipotecas de taxa ajustável (ARM) aumentou para 7,6% do total de aplicações.
The post Pedidos de hipotecas nos EUA caem 13,3% na semana e juros sobem ao maior patamar desde novembro appeared first on InfoMoney.