• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Em jornais da Europa e do Mercosul, Lula diz que acordo é resposta ao protecionismo
17 de janeiro de 2026
Cidade mais silenciosa do Brasil fica no interior de São Paulo — e tem esse título por simplesmente cumprir a lei
17 de janeiro de 2026
Published by on 17 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou neste sábado, 17, que a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia é um “feito histórico” e “envia um sinal claro em favor do comércio internacional como fator de cooperação e crescimento em um cenário marcado por tensões”.

Peña destacou como o acordo une dois dos mercados mais importantes do mundo, Europa e América do Sul. Segundo o presidente, o pacto demonstra que o caminho do diálogo e cooperação e a fraternidade é o “único caminho”. O líder ainda destacou como tal caminho “foi longo”. “Levou mais de 25 anos para superarmos enormes dificuldades”, ponderou.

O paraguaio ressaltou que o acordo é o “maior compromisso comercial negociado pelo Mercosul e um dos mais relevantes celebrados pela União europeia” e vai “beneficiar milhões de cidadãos que verão melhoras substanciais em suas vidas”. Segundo o presidente, a assinatura é uma conquista de um entendimento que deixa para trás o “unilateralismo, desconfianças e egoísmo para abrir janelas um futuro melhor”.

Leia também

O que pode ficar mais barato para o brasileiro com o acordo UE-Mercosul? Veja lista

Queijos, vinhos, azeite e chocolates terão suas tarifas gradualmente elimindas. Mas alívio nos preços pode demorar para acontecer, devido ao período de transição

Lula: acordo UE-Mercosul criará oportunidades mútuas de emprego e geração de renda

Na mensagem, Lula também agradeceu aos elogios feitos a ele pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

De outro lado, Peña destacou que não se pode “cair no erro da autocomplacência”. Segundo o presidente, foi “perdido muito tempo” e poderia ter se chegado a um acordo mais proveitoso. “Poderíamos ter feito mais e conseguido mais benefícios para nossos povos. Apostemos em um futuro com mais coragem, audácia e aprofundemos nossa União. Em um mundo complexo, UE e América do Sul devem se unir para mostrar um caminho diferente”, assinalou, citando um futuro em que os blocos sejam “atores principais da história”.

Lula

O presidente do Paraguai ainda acenou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lamentando sua ausência no evento. Segundo Peña, sem Lula o bloco não haveria chegado a “este dia”.

“Lula foi um dos impulsores fundamentais deste processo. Em seu nome saúdo a todos os líderes e visionários do Mercosul que apostaram na integração no século XXI para deixar atrás a história de conflito que marcou o continente em épocas anteriores”, frisou.

The post Peña destaca ‘acordo histórico’ Mercosul-UE e diz que Lula foi essencial no processo appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Master pode ser espelho do que Brasil não está vendo, diz Gaspar


Read more
4 de fevereiro de 2026

Renan Calheiros diz que solicitará ao BC informações sobre Master após reunião com Galípolo


Read more
4 de fevereiro de 2026

Brasil bate recorde de exportações ao Canadá em 2025, com alta de 15%


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress