NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo se recuperaram e subiram mais de 1% nesta segunda-feira, depois de queda para os níveis mais baixos em 15 meses, diante de preocupações do mercado com a possibilidade dos riscos no setor bancário global desencadearem uma recessão que minaria a demanda por combustível.
Em comércio volátil, os futuros do petróleo Brent para maio subiram 0,82 dólar, ou 1,1%, para 73,79 dólares o barril.
O petróleo nos EUA (WTI) CLc1 para abril subiu 0,90 dólar, ou 1,4%, a 67,64 dólares na véspera do vencimento do contrato. Os contratos futuros de maio, negociados mais ativamente, subiram 0,89 dólar, ou 1,3%, para 67,82 dólares o barril.
Os preços do petróleo se recuperaram com Wall Street registrando ganhos. Mais cedo, Brent e WTI caíram cerca de 3 dólares o barril para o nível mais baixo desde dezembro de 2021, com o WTI caindo abaixo de 65 dólares o barril em um ponto. Na semana passada, ambos os índices caíram mais de 10% com o aprofundamento da crise bancária.
A queda inicial do petróleo ocorreu apesar de um acordo histórico em que o UBS, o maior banco da Suíça, concordou em comprar o Credit Suisse CSGN.S na tentativa de resgatar o segundo maior banco do país.
Depois que o acordo foi anunciado, o Federal Reserve dos EUA, o Banco Central Europeu e outros grandes bancos centrais se comprometeram a aumentar a liquidez do mercado e apoiar outros bancos.
“Há muito movimento (nos preços do petróleo) baseado no medo”, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group. “Não estamos nos movendo nos fundamentos da oferta e da demanda, estamos apenas nos movendo nas preocupações bancárias.”
The post Petróleo se recupera e sobe mais de 1% após atingir menor nível desde 2021 com temores bancários appeared first on InfoMoney.