O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha provavelmente ficou estagnado no quarto trimestre de 2022, superando as expectativas de uma eventual queda, segundo relatório mensal do Bundesbank, o Banco Central alemão. No documento, publicado nesta segunda-feira (23), o Bundesbank avalia que, embora a inflação alta e incertezas ligadas à guerra da Rússia na Ucrânia tenham pesado na economia alemã, a crise nos mercados de energia apresentou perceptível melhora em relação ao verão.
Além disso, o BC alemão aponta que mais medidas fiscais foram tomadas, ajudando a aliviar o impacto dos altos custos de energia para consumidores e empresas, e gargalos de oferta da indústria e do setor de construção diminuíram.
Por outro lado, o Bundesbank diz que a inflação elevada afetou o ímpeto de consumo das famílias, citando significativas quedas nas vendas do varejo e do setor de hospitalidade em outubro e novembro.
No último dia 13, estimativas preliminares mostraram que o PIB alemão cresceu 1,9% em 2022, desacelerando ante o avanço de 2,6% em 2021, à medida que a inflação disparou com o salto dos preços de energia.
A presidente da agência federal de estatísticas Destatis, Ruth Brand, comentou na ocasião que a economia da Alemanha aparentemente ficou estável no quarto trimestre do ano passado ante os três meses anteriores.
The post PIB alemão provavelmente ficou estagnado no 4º tri de 2022, diz Bundesbank appeared first on InfoMoney.