• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Brasil tem potencial viável de até 24 GW de usinas solares flutuantes, diz PSR
2 de junho de 2025
Brasil tem potencial viável de até 24 GW de usinas solares flutuantes, diz PSR
2 de junho de 2025
Published by on 2 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O JP Morgan elevou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2025 (2T25) de 1,5% para 2,2%, diante de um cenário de dados “sólidos”. A alteração vem após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que a atividade avançou 1,4% nos três primeiros meses do ano.

Os economistas Vinicius Moreira e Cassiana Fernandez dizem que o crescimento do mercado de trabalho e dos novos empréstimos em abril sugerem que a economia levará mais tempo para desacelerar. Os indicadores de sentimento em maio corroboram esse cenário.

A instituição projeta que a produção industrial de abril — que será divulgada nesta terça-feira (3) — cresça 0,3%, depois de uma expansão de 1,2% em março.

“Isso deve fazer com que a produção industrial registre uma taxa de crescimento acima de 4% no segundo trimestre, acima dos 0,6% do primeiro trimestre”, afirmam.

VEJA MAIS: Onde investir para buscar ‘combo’ de dividendos + valorização? Estes 11 ativos (ações, FIIs e FI-Infras) podem gerar renda passiva atrativa

No primeiro trimestre do ano, o consumo se recuperou e subiu para 4,2%, o que parece consistente com uma recuperação no crescimento da renda disponível.

“A taxa de poupança das famílias subiu e permanece nos níveis máximos fora do período da pandemia. Isso sugere que, mesmo que o mercado de trabalho enfraqueça — algo que não ocorreu na última divulgação de abril — pode haver mais espaço para resiliência no crescimento do consumo”, dizem.

Mas, afinal, o PIB vai desacelerar?

Apesar de ajustar para cima a projeção para o PIB do segundo trimestre, o JP Morgan ainda defende que a atividade econômica deve enfrentar uma desaceleração significativa no segundo semestre de 2025.

“Prevemos que o aperto monetário — a piora dos critérios de concessão de empréstimos parece já estar acontecendo — e nossa estimativa de um impulso fiscal negativo desacelerarão a economia no segundo semestre deste ano e em 2026”, afirmam Moreira e Fernandez.

A instituição mantém inalteradas as expectativas de crescimento médio do PIB de 0,5% por trimestre no segundo semestre e de 2,3% ao final do ano.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

Órgão de fiscalização orçamentária da Itália eleva previsão de crescimento para 2026 a 0,7%


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress