• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Atividade de serviços no Brasil recua em agosto, enquanto pressão de preços se mantém
4 de setembro de 2024
PIB do Brasil “não tem como crescer menos de 2,8%” em 2024, diz Simone Tebet
4 de setembro de 2024
Published by on 4 de setembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Divulgação: XP

O PIB no segundo trimestre de 2024 (2T24) cresceu 1,4% na comparação com primeiro trimestre (1T24), acima das expectativas entre 0,9% e 1%. Com esse avanço, o mercado já refaz as contas do indicador para cima.

Rodolfo Margato, economista da XP, no programa Morning call da XP nesta quarta (4), disse que “mais uma vez a leitura do PIB foi forte”.

Expansão disseminada

Ele destacou que, dos 12 componentes do indicador pelo lado da oferta, dez cresceram no 2T24 em relação ao 1T24. O resultado, segundo o economista, representa expansão disseminada da economia.

“No lado da demanda, vale mencionar mais uma vez a força do consumo das famílias”, disse. Margato aponta que o consumo das famílias vem crescendo consistentemente, respaldado por um mercado de trabalho sólido.

O analista da XP ressaltou ainda a baixa taxa de desemprego no país – 6,8% em julho, de acordo com o Pnad -, além do crescimento real de salários.

Dinâmica positiva do consumo

“Pelo lado do crédito, vê-se aumento das concessões para pessoas físicas e jurídicas”, destacou. “Há uma dinâmica positiva no chamado fundamentos de consumo: emprego, renda e crédito. Isso se refletiu na performance favorável no consumo das famílias”, complementou.

“Além disso, temos visto recuperação de investimento nos ativos fixos, chamados de formação bruta de capital fixo. Ano passado contraiu 3%, mas deve crescer 4,5% esse ano”, destacou.

Nesse cenário, ele prevê revisão do PIB em 2024 no curto prazo por diferentes instituições. A projeção da XP é de 2,7% de crescimento em relação a 2023, “mas tende a subir mais um pouco”, disse o economista.

“Hat-trick”

“O PIB desse ano deve ficar ao redor de 3% ou ligeiramente acima desse patamar”, afirmou. Ele explicou que isso significa que desde 2022 o indicador tem avançado cerca de 3% ao ano.

“É um ‘hat-trick’”, afirmou. O termo é usado no esporte quando algum feito positivo acontece três vezes seguidas. No futebol, por exemplo, um jogador marcar três gols numa partida tem a denominação de “hat-trick”.

Rodolfo Morgato, no entanto, disse que o PIB elevado reforça preocupação com a inflação resiliente, especialmente de serviços, que é diretamente ligada ao mercado de trabalho, e o possível aumento da taxa Selic a partir de setembro.

The post PIB deve alcançar “hat-trick” no final do ano com crescimento de 3%, diz economista appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress