• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Como Trump pausou tarifas: rivais se uniram para driblar Navarro
19 de abril de 2025
Cacique Raoni diz ser contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas
19 de abril de 2025
Published by on 19 de abril de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou 2024 com crescimento de 1,8%, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O desempenho foi puxado pelo resultado no quarto trimestre (4T24), que teve alta de 4,48%.

O forte crescimento no último trimestre reverteu a tendência de um resultado anual negativo, que era observado até o 3T24. Os dados foram divulgados pelo Cepea, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O crescimento trimestral se destacou nos PIBs dos insumos (3,17%), do segmento primário, ligado ao cultivo de plantas e criação de animais (4,33%), das agroindústrias (3,72%) e dos agrosserviços (5,16%).

VEJA TAMBÉM: O Agro Times está de olho nas maiores feiras do agronegócio brasileiro – e traz tudo em primeira mão pra você

Pecuária em alta e agricultura em baixa no PIB do agro

O ramo pecuário registrou alta de 10,7% no 4T24, em comparação com o trimestre anterior e 12,48% se comparado ao mesmo período de 2023. 

De acordo com pesquisadores do Cepea, o avanço do PIB da agroindústria de base pecuária foi influenciado pelos maiores preços e pelo crescimento na produção de carnes, pescados, couro e calçados. 

No caso do agrosserviços, a expansão do PIB se deve ao crescimento da produção nos segmentos de insumos, primários e agroindustriais, o que resulta em aumento na demanda por serviços em algumas das atividades que integram o setor.

Já em relação ao ramo agrícola, o desempenho foi inferior ao de 2023, com queda de 2,19%. A queda nos preços de fertilizantes, defensivos e máquinas agrícolas impactou a retração observada. 

Além disso, o desempenho foi prejudicado pela desvalorização de commodities importantes, como algodão, milho, soja e trigo, além da retração na produção anual.

Considerando os valores consolidados do ano e o desempenho da economia brasileira como um todo, o PIB do agronegócio correspondeu a 23,2% do PIB do Brasil em 2024, ligeiramente abaixo dos 23,5% registrados em 2023.

E MAIS: Saiba como acompanhar as principais novidades do agronegócio em 2025 com o Agro Times de forma gratuita aqui

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress