A primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido mostra que a economia britânica cresceu 0,2% no 2º trimestre de 2023, após uma evolução de 0,1% no trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o estima-se que o PIB tenha aumentado em 0,4%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo ONS, o escritório oficial de estatísticas.
Os resultado vieram acima das projeções de analistas, que previam estabilidade na leitura trimestral e alta de 0,2% na anual.
Segundo o departamento, o PIB deve ter crescido 0,5% em junho de 2023, após uma queda não revisada de 0,1% em maio e um crescimento de 0,2% em abril.
Pelo lado produção, o setor de serviços cresceu 0,1% no trimestre, impulsionado pelos aumentos nas atividades de informação e comunicação, alojamento e restauração e de saúde e assistência social. O setor produtivo cresceu 0,7%, com a manufatura registrando alta de 1,6% na comparação trimestral.
A maior contribuição positiva veio da fabricação de equipamentos de transporte, em particular de veículos automotores, reboques e semirreboques, que tiveram forte desempenho em abril e junho de 2023.
Pelo lado da despesa, houve um aumento de 0,7% nas despesas reais das famílias no trimestre, após estabilidade no trimestre anterior. Esse aumento está em linha com os serviços voltados ao consumidor, que apresentou crescimento de 0,8% no último trimestre. Dentro do consumo das famílias, as maiores contribuições para o crescimento no último trimestre foram de transporte, lazer e cultura, restaurantes e hotéis e energia (gás).
As despesas reais de consumo do governo aumentaram 3,1% no 2º trimestre de 2023, refletindo principalmente maiores gastos com administração pública e defesa.
The post PIB do Reino Unido sobe 0,2% no 2º trimestre, após recuperação da economia em junho appeared first on InfoMoney.