• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Pacote alternativo ao IOF tem Fundeb e benefícios tributários na mira
4 de junho de 2025
Tarifas mais altas dos EUA sobre metais entram em vigor em meio a fim do prazo para “melhores ofertas”
4 de junho de 2025
Published by on 4 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O plano de medidas econômicas do Ministério da Fazenda para fazer frente a rejeição do Congresso ao aumento do Imposto sobre IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) prevê mudanças para frear o crescimento do Fundeb e uma ampla revisão dos benefícios tributários, segundo apuração publicada pelo jornal Valor Econômico.

A reportagem informa ainda que medidas de curto prazo para cobrir eventual perda de arrecadação foram apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, e estão previstas para serem anunciadas no próximo domingo, após reunião com deputados e senadores.

Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão

“Estamos tendo esse cuidado todo porque dependemos dos votos do Congresso Nacional, que precisa estar convencido de que esse é o caminho mais consistente do ponto de vista macroeconômico”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à imprensa nesta terça-feira.

A apuração do Valor aponta que uma PEC (Projeto de Emenda à Constituição) será enviada ao Congresso para segurar o crescimento da participação da União no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), em cronograma que foi aprovado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Em 2021, a complementação bancada pela União subiu de 10% para 12%, com previsão de crescimento gradual. Atualmente, está em 21% e deveria atingir 23% no ano que vem.

Corte de benefícios tributários

O novo pacote de medidas do governo Lula também quer fazer uma revisão ampla das isenções tributárias no país, que seriam de R$ 544 milhões, mas um maior controle do Ministério da Fazenda mostrou que o valor pode ultrapassar R$ 800 bilhões.

De acordo com a reportagem, é justamente essa mudança de patamar de benefícios econômicos para empresas, enquanto o governo tenta cortar uma fração desses valores do seu próprio Orçamento, que será utilizado para tentar convencer os parlamentares.

Essa não será a primeira tentativa de um ministro da Fazenda em reduzir a isenção de impostos. Muitos deputados e senadores ainda são resistentes a esse tipo de alteração, que na prática eleva a carga tributária. Algumas isenções foram aprovadas na Constituição e mudanças dependem de aprovação de três quintos das duas casas do Legislativo.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress