O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos recuou de 52,0 em julho para 50,4 em agosto, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (23) pela S&P Global. Analistas de mercado esperavam estabilidade no mês. Segundo a pesquisa, o indicador, que agrega as atividades de serviços e industrial, atingiu sua mínima em seis meses
O PMI específico de serviços também caiu para o patamar mais baixo em seis meses, recuando de 52,3 para 51,0 entre julho e agosto. Para essa atividade, a projeção era de manutenção dos 52,3. O PMI industrial também decepcionou: a projeção era de uma alta de 49,0 para 49,3, mas o indicador recuou para 47,0 no mês.
Segundo a S&P Global, os desafios persistentes que estimulam a procura no setor de transformação foram acompanhados agora por um crescimento mais lento no segmento de serviços.
Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, disse em nota que a estagnação da atividade comercial em agosto levanta dúvidas sobre a força do crescimento econômico nos EUA no terceiro trimestre.
“A pesquisa mostra que a aceleração do crescimento do setor de serviços no segundo trimestre diminuiu, acompanhada de nova queda na produção industrial. As empresas relatam que a demanda parece cada vez mais letárgica devido aos preços altos e ao aumento dos impostos”, afirmou.
The post PMI composto nos EUA recua para 50,4 em agosto, menor patamar em seis meses appeared first on InfoMoney.