O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da China avançou de 52,9 em janeiro para 55,0 em fevereiro, segundo dados da pesquisa S&P Global/Caixin divulgados nesta sexta-feira (3). O PMI composto, que inclui serviços e indústria, também subiu, de 51,1 em janeiro para 54,2 em fevereiro.
Os dados da pesquisa PMI de serviços indicaram que as empresas chinesas sinalizando o maior aumento na atividade desde agosto passado. A recuperação foi apoiada pelo aumento mais forte em novos negócios desde abril de 2021, já que o relaxamento das restrições do covid-19 ajudou a aumentar o número de clientes e a demanda no período.
O crescimento de novos pedidos de exportação também acelerou, atingindo o maior nível em quase quatro anos. A melhoria do clima empresarial impulsionou um aumento sólido e renovado do emprego, segundo a pesquisa.
Enquanto isso, as pressões sobre os preços permaneceram moderadas, com as empresas registrando apenas leves aumentos nos custos de insumos e nos preços de venda.
• Seu segundo salário com dividendos: Inscreva-se na Aula Magna gratuita com Thiago Nigro
Ao avaliar as perspectivas de 12 meses para a atividade comercial, as empresas de serviços permaneceram altamente otimistas, com o sentimento geral se mantendo próximo ao pico recente de janeiro.
Para Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, a atividade de serviços se recuperou em um ritmo mais rápido à medida que a onda mais recente de infecções por covid-19 diminuiu.
“A oferta e a demanda de serviços continuaram crescendo no mês passado. A mudança na política Covid da China continuou a impulsionar ambos, com as leituras da atividade comercial e do total de novos negócios cada uma saltando mais de 2 pontos em território expansionista”, comparou.
Segundo ele, a procura externa também aumentou, com a medida das novas encomendas para exportação atingindo o valor mais elevado desde abril de 2019.
“O emprego no setor dos serviços também deu sinais de melhoria, com o reforço das condições de oferta e procura levando as empresas a começarem a contratar mais trabalhadores. O indicador relacionado subiu acima de 50, marcando o fim de uma contração de três meses e atingindo o nível mais alto desde novembro de 2020.”
The post PMI de serviços da China avança para 55,0 em fevereiro, o mais alto desde agosto appeared first on InfoMoney.