O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Japão subiu de 51,1 em dezembro para 52,3 em janeiro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank. Foi o quinto mês seguido com o indicador acima da faixa de 50,0, que separa a contração da expansão.
O PMI composto, que agrega os resultados da indústria e dos serviços, subiu de 49,7 para 50,7, passando do nível neutro após dois meses de declínio.
Segundo a pesquisa, a primeiro mês de 2023 viu uma expansão contínua no setor de serviços japonês, à medida que a recuperação pós-covid continuou, impulsionada por um programa nacional de descontos em viagens.
Tanto a atividade atual quanto os novos negócios aumentaram a taxas mais acentuadas em janeiro, mas o emprego diminuiu, em meio a vários relatos de aposentadorias.
Ao mesmo tempo, relatos de custos mais altos de combustível significaram que a taxa de inflação de preços de insumos permaneceu elevada, enquanto os preços de venda aumentaram em um ritmo mais suave.
O PMI do Jibun Bank é compilado pela S&P Global a partir de respostas de pesquisas de um painel de cerca de 400 empresas do setor de serviços. Os setores cobertos incluem consumo (exceto varejo), transportes, informação, comunicação, finanças, seguros, imóveis e serviços empresariais.
The post PMI de serviços do Japão sobe para 52,3 em janeiro e acumula cinco meses de expansão appeared first on InfoMoney.