O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Reino Unido caiu de 50,0 em setembro para 48,8 em outubro, a leitura mais baixa desde janeiro de 2021, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela S&P Global, em parceria com a CIPS.
O número de outubro, no entanto, ficou acima da estimativa do mercado, de 47,5, segundo consenso Refinitiv.
Os menores volumes de produção do setor de serviços foram principalmente ligados a padrões de gastos cautelosos entre empresas e consumidores no mês. Várias empresas apontaram na pesquisa que a incerteza política no país desde a divulgação do mini-orçamento – um plano fiscal de agressivos cortes de impostos que culminou com a demissão da primeira-ministra Liz Truss – afetou negativamente o investimento empresarial e incentivou uma abordagem de cautela para novos projetos.
Tim Moore, diretor da S&P Global Market Intelligence, afirmou que os provedores de serviços do Reino Unido relataram a queda mais acentuada na atividade comercial em 21 meses em outubro, com os cortes nos gastos das famílias e investimento empresarial reduzido também contribuindo para reduzir o volume de novos pedidos.
The post PMI de serviços do Reino Unido cai a 48,8 em outubro, diz S&P Global appeared first on InfoMoney.