O setor de serviços da China continuou a mostrar recuperação em março. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da segunda economia do planeta subiu de 55,0 em fevereiro para 57,8 no mês seguinte, marcando o terceiro mês de crescimento e atingindo a melhor marca desde novembro de 2020, segundo dados da pesquisa S&P Global/Caixin divulgados nesta quinta-feira (6).
O aumento dos níveis de atividade foi associado a melhorias sustentadas nas condições operacionais e novas entradas de pedidos após a recente flexibilização das medidas de combate à covid-19.
O destaque foram os novos negócios voltados à exportação se expandiram no ritmo mais rápido já registrado, mostrou a pesquisa. Para acompanhar essa evolução, também houve uma sólida recuperação do emprego.
As pressões de custos também aumentaram, com os preços de insumos subindo ao nível máximo em sete meses, mas os preços de venda avançaram mais lentamente devido às pressões competitivas.
Embora a confiança geral dos negócios tenha caído ainda mais em relação à alta de quase 12 anos em janeiro, ela permaneceu historicamente forte, pois as empresas antecipam novos aumentos na demanda e na atividade para os próximos meses.
Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group comentou que o mercado doméstico tem voltado ao normal rapidamente após o recuo da onda mais recente de infecções por covid-19 diminuiu, alimentando a oferta e a demanda.
“Em março, os indicadores de atividade comercial e total de novos negócios continuaram subindo em território expansionista, ambos atingindo seu nível mais alto desde novembro de 2020. Além disso, o relaxamento das restrições de viagens internacionais impulsionou as exportações de serviços, com a medida de novos pedidos de exportação registrando o maior valor leitura desde o início dos registros em setembro de 2014”, comparou.
Ele disse ainda que houve muito otimismo no setor de serviços em março, pois as empresas continuaram a expressar confiança na recuperação econômica após o fim dos controles da pandemia. “A leitura das expectativas para a atividade futura permaneceu significativamente mais alta do que a média de longo prazo, embora tenha caído ligeiramente pelo segundo mês”, ponderou.
The post PMI de serviços na China volta a crescer em março e atinge melhor nível desde novembro de 2020 appeared first on InfoMoney.