O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos cresceu de 52,6 em março para 53,6 em abril, de acordo com dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira (3) pela S&P Global. O resultado ficou praticamente em linha com a estimativa de 53,7 divulgada anteriormente.
Esses dados de abril sinalizaram o terceiro aumento mensal consecutivo na produção dos provedores de serviços americanos, com a taxa de crescimento acelerando para a mais rápida em um ano.
Segundo a S&P Global, a recuperação dos de serviços dos EUA se fortaleceu em abril, à medida que a produção, os novos pedidos e o crescimento do emprego no setor aceleraram.
A taxa de expansão de novos pedidos foi a mais acentuada em quase um ano. “As condições de demanda mais fortes pressionaram a capacidade, pois os pedidos em atraso aumentaram novamente, estimulando um aumento mais rápido no emprego”, comentou a S&P Global. A taxa de criação de empregos foi a mais rápida desde agosto do ano passado.
As empresas também relataram na pesquisa que estavam mais otimistas em relação às perspectivas de produção para o ano que vem.
Ao mesmo tempo, as pressões inflacionárias ganharam força. Os custos de insumos do setor de serviços aumentaram à taxa mais acentuada em três meses, enquanto o aumento nos preços de venda acelerou para o mais rápido desde agosto de 2022.
Chris Williamson, economista-chefe de Negócios da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que abril viu uma aceleração encorajadora do crescimento do setor de serviços que, combinada com indicações de uma retomada renovada na manufatura, sugere que a economia recuperou algum impulso no início do segundo trimestre.
“As empresas relataram uma melhora na confiança em comparação com o quadro mais sombrio visto no final do ano passado, com as empresas do setor de serviços também se beneficiando de um vento favorável pós-pandemia de mudança de gastos de bens para serviços, principalmente entre os consumidores”, afirmou.
No entanto, Williamson disse que há indícios de que o ressurgimento da demanda por serviços está reacendendo as pressões inflacionárias. “As tarifas médias cobradas pelos serviços estão subindo no ritmo mais acentuado em oito meses, à medida que as empresas relatam uma maior capacidade de repassar os custos aos clientes”, afirmou.
The post PMI de serviços nos EUA sobe de 52,6 em março para 53,6 em abril, diz S&P Global appeared first on InfoMoney.