O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China avançou de 49,0 em dezembro para 49,2 em janeiro, segundo dados da pesquisa da Caixin com a S&P Global. Assim, o indicador de atividade se manteve abaixo da linha de 50,0 (que separa a contração da expansão) pelo sexto mês seguido.
O dado veio abaixo do consenso Refinitiv, que previa PMI de 49,5 em janeiro.
A melhora marginal do índice no mês foi parcialmente atribuída a uma queda mais suave nos volumes de produção no início do ano. Algumas empresas já relataram à pesquisa que a flexibilização das medidas de contenção da covid-19 reduziu a pressão sobre as operações.
No entanto, ainda houve relatos de que a pandemia e as condições de mercado relativamente moderadas continuaram a impactar a demanda e as operações dos clientes. As ausências de pessoal contribuíram para uma nova queda no emprego e um novo aumento nos pedidos em atraso.
Enquanto isso, a pressão nas cadeias de suprimentos diminuiu, com os prazos de entrega aumentando apenas ligeiramente, e as pressões de custos permanecendo brandas.
Ao considerar as perspectivas de 12 meses para a produção, as empresas expressaram o maior otimismo desde abril de 2021, apoiadas pela esperança de que as condições econômicas e os novos negócios se recuperem.
The post PMI industrial da China avança para 49,2 em janeiro, abaixo do esperado appeared first on InfoMoney.