O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China caiu de 50,0 em março para 49,5 em abril, informou nesta quinta-feira (4) a S&P Global Ratings, em parceria com a Caixin. O resultado abaixo de 50 indica que a atividade retornou ao território de contração. O dado veio abaixo dos 50,3 esperados pelo consenso Refinitiv.
Segundo a S&P Global/Caixin, embora a queda tenha sido marginal, o PMI de abril sinalizou a primeira deterioração na saúde do setor manufatureiro chinês em três meses.
Os dados da pesquisa mostram um aumento muito pequeno na produção em meio a uma nova queda nos novos negócios em geral. As condições de demanda moderada contribuíram para uma nova queda no emprego geral no setor, mas ajudaram a aliviar as pressões da cadeia de suprimentos, com os prazos de entrega de insumos melhorando ligeiramente.
Ao mesmo tempo, os custos médios de insumos caíram pela taxa mais rápida desde janeiro de 2016, apoiando uma redução mais acentuada nos preços de venda, à medida que as empresas buscavam atrair novos negócios. Ao avaliar as perspectivas de 12 meses para a produção, as empresas estavam esperançosas de que a demanda dos clientes aumentaria e aumentaria os volumes de produção.
(Com Dow Jones Newswires)
The post PMI industrial da China cai de 50,0 em março para 49,5 em abril; estimativa era de alta, para 50,3 appeared first on InfoMoney.