O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu de 49,2 em janeiro para 51,6 em fevereiro, informou nesta quarta-feira (1) a S&P Global Ratings, em parceria com a Caixin. O dado veio acima das projeções de mercado: o consenso Refinitiv estimativa um PMI de 50,5 no mês. O resultado acima de 50 indicam que a atividade saiu do território de contração pela primeira vez nos últimos sete meses.
Para a S&P Global/Caixin, o setor manufatureiro da China voltou a crescer em fevereiro em meio à recente reversão das restrições impostas no combate à pandemia e covid-19.
As empresas sinalizaram na pesquisa retomadas sólidas na produção e nos novos pedidos, à medida que as operações e a demanda dos clientes foram restauradas.
Foram observados aumentos no emprego e na atividade de compras, enquanto a pressão sobre as cadeias de suprimentos diminuiu e os prazos de entrega melhoraram ao máximo em oito anos.
Já o PMI industrial chinês calculado pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês) avançou de 50,1 em janeiro para 52,6 em fevereiro. O resultado ficou acima da previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam PMI industrial de 50,5.
O PMI de serviços oficial subiu de 54,0 em janeiro para 55,6 em fevereiro.
The post PMI industrial da China sobe para 51,6 em fevereiro, mostra S&P Global appeared first on InfoMoney.