• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Governo praticamente dobra IPI de armas de fogo e munição no Brasil
1 de novembro de 2023
Estados Unidos criam 113 mil vagas no setor privado em outubro, abaixo do esperado, diz ADP
1 de novembro de 2023
Published by on 1 de novembro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil recuou de 49,0 em setembro para 48,6 em outubro, ficando assim pelo segundo mês consecutivo abaixo do nível de 50,0, que separa a contração da expansão da atividade, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela S&P Global.

De acordo com os participantes da pesquisa, a retração da demanda e tendências adversas nas vendas acarretaram cortes na produção. Embora modesta, a taxa de declínio foi mais acelerada do que em setembro.

Foi registrada a segunda queda sucessiva em novos pedidos efetuados junto aos fabricantes brasileiros e os gerentes de compras comentaram na pesquisa sobre condições de demanda fraca, diminuição das exportações e uma conjuntura econômica difícil.

XP Investimentos
Abra a sua conta e receba o Kit XP & Aston Martin F1 com mochila e mini capacete.
Confira os 4 passos para garantir os seus itens

EU QUERO

O padrão de exportação também piorou em outubro, com pedidos do exterior caindo ao ritmo mais acelerado desde março. Os fatores listados para a queda no volume de novos pedidos vindos do exterior incluíram as condições econômicas desafiadoras na Argentina, a redução da demanda global por produtos e pressões competitivas a nível internacional.

Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que, embora a retração no setor industrial do Brasil sinalizada pelo PMI durante o mês de outubro tenda a ser uma leitura desencorajadora, há um lado bom no fato de a retração da demanda ter continuado a justificar quedas de preços.

“À medida que a incerteza econômica, a desestocagem e a baixa demanda dos clientes afetaram o setor industrial, a produção e os novos pedidos diminuíram pelo segundo mês consecutivo. O ânimo do mercado ficou um pouco para baixo, sem os clientes do mercado interno nem os de exportação dispostos a se comprometer com novos contratos”, disse.

Mas ela ponderou que a desaceleração na atividade industrial propiciou boas notícias em termos de maior disponibilidade de recursos entre os fornecedores, ajudando a reduzir os preços de matérias-primas pelo sexto mês consecutivo em outubro.

“Isso, juntamente com condições competitivas e esforços para alavancar as vendas, continuou a se refletir em cortes nos preços de fábrica, o que poderia favorecer as vendas nos próximos meses.”

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post PMI industrial do Brasil recua de 49,0 em setembro para 48,6 em outubro, diz S&P Global appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress