O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido mostrou recuperação em janeiro, subindo dos 45,3 de dezembro para 47,0 em janeiro, segundo dados da S&P Global/CIPS. O indicador final superou a prévia de 46,7 divulgada há uma semana e a projeção do consenso Refinitiv, também de 46,7.
Os fabricantes do Reino Unido ainda enfrentaram um ambiente operacional difícil no início de 2023, com a produção e os novos pedidos caindo e levando à perda de empregos pelo quarto mês consecutivo.
Apesar da demanda fraca, inflação de preços elevada e escassez de matéria-prima e pessoal, que impactaram a produção, foram observados sinais de abrandamento, com menor pressão de custos e cadeias de suprimentos mais aliviadas.
Para Rob Dobson, diretor da S&P Global Market Intelligence, os fabricantes do Reino Unido enfrentaram um ambiente operacional difícil no início de 2023, levando à redução da entrada de novos negócios, diminuindo os volumes de produção e diminuindo os níveis de pessoal.
Porém, o pior da desaceleração da indústria pode ter sido superado. “A inflação de custos diminuiu, enquanto os atrasos na cadeia de suprimentos foram os menos pronunciados em três anos. A confiança dos fabricantes também está se recuperando de baixas recentes, atingindo uma alta de nove meses, embora o clima continue sombrio por preocupações com a inflação e a possibilidade de recessão”, comentou.
The post PMI industrial do Reino Unido sobe para 47,0 em janeiro, acima do esperado appeared first on InfoMoney.