• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Arrecadação federal em 2022 atinge R$ 2,218 trilhões e bate recorde
24 de janeiro de 2023
Aneel propõe reajuste médio de 1,54% nas tarifas da Energisa Sergipe
24 de janeiro de 2023
Published by on 24 de janeiro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Polônia pediu oficialmente ao governo alemão permissão para exportar à Ucrânia 14 tanques do tipo Leopard 2, de fabricação alemã. Caso o chanceler Olaf Scholz acate o pedido, isso pode representar uma virada no conflito iniciado com a invasão do país por tropas russas em fevereiro do ano passado.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem feito insistentes apelos aos aliados ocidentais pelo envio de armamento pesado, mas Alemanha e França resistem, por temor de que uma escalada do conflito possa arrastar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para uma ação direta na guerra.

Segundo a BBC, o primeiro-ministro polonês Masteusz Morawiecki disse esperar que a Alemanha responda rapidamente ao pedido. Ele tem acusado a Alemanha de “atrasar, esquivar-se, agir de uma maneira difícil de entender”. A posição da Polônia é a mesma de outras nações como Estônia, Letônia, Lituânia e Finlândia, que têm fornecido cada vez mais assistência militar à Ucrânia.

Na segunda-feira (23), Morawiecki, cogitou tomar a decisão mesmo sem o aval alemão, mas surgiram sinais de que o governo de Scholz não deve se opor à ajuda. Os contratos determinam que qualquer país que deseje enviar os tanques precisa da permissão de Berlim. Uma decisão unilateral polonesa pode significar que não haveria manutenção ou reposição de peças, caso necessário.

Segundo análise do “think tank” Carnegie Europe, Scholz pode estar perdendo uma oportunidade de mostrar liderança, que seria importante no continente quando o conflito acabar. Ele tem esperado uma atuação mais decisiva dos Estados Unidos, que poderiam também enviar os modernos tanques Abraham para o conflito, mas os americanos enfrentariam dificuldades logísticas que não acontecem no caso alemão.

Os americanos preferiram anunciar o envio de tanques do tipo Bradley, que são mais leves, portanto mais fáceis de transportar e manter.

“A Alemanha tem sido muito importante para a integração europeia”, disse ao Carnegie o especialista Eugeniusz Smolar, do Centro de Relações Internacionais de Varsóvia, na Polônia. “Berlim mostra uma falta de compreensão do contexto internacional”, afirmou.

Além disso, continua o “think tank”, existe a opinião de que Scholz, que é conhecido por ser avesso ao risco e pouco disposto a exercer liderança como Angela Merkel fez durante a primeira invasão da Ucrânia pela Rússia, vê esta guerra através de lentes diferentes de seus colegas da Europa Central.

Saiba como diversificar o patrimônio e diminuir seus riscos investindo no exterior com facilidade e segurança (parceria com a XP)

The post Polônia faz pedido oficial à Alemanha para enviar tanques Leopard 2 para a Ucrânia appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress