O preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China teve queda de 0,25% em dezembro ante novembro de 2022, segundo cálculos do The Wall Street Journal baseados em dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês).
Em novembro, o preço havia sofrido recuo mensal idêntico, de 0,25%. Na comparação anual, o preço médio de novas moradias chinesas diminuiu 2,29% em dezembro, após uma retração de 2,33% em novembro.
• Lucrar e proteger o patrimônio ao mesmo tempo? Saiba como no Onde Investir 2023, evento online e gratuito do InfoMoney com os maiores especialistas do mercado. Inscreva-se agora!
O mercado imobiliário da China, um dos pilares da segunda economia do mundo, passou por um ano difícil em 2022, prejudicado por fatores como o recrudescimento da covid-19, a confiança do mercado abalada e a redução da demanda.
A agência de notícia Xinhua destacou que os formuladores de políticas lançaram uma enxurrada de medidas de apoio para fortalecer o setor. Em novembro passado, por exemplo, foi emitida uma diretriz incentivando os bancos comerciais a conceder empréstimos para adquirir projetos imobiliários de maneira ordenada.
Além disso, a China anunciou no início deste mês que colocaria em prática um mecanismo para que as cidades ajustassem o limite inferior das taxas de hipoteca da primeira residência com base na tendência dos preços de seus imóveis.
(Com Dow Jones Newswires)
The post Preço médio de novas moradias na China estabiliza queda em dezembro appeared first on InfoMoney.