• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
China poupa grandes produtores de conhaque de taxas da UE
4 de julho de 2025
Preços ao produtor do Brasil têm em maio maior queda em quase 2 anos
4 de julho de 2025
Published by on 4 de julho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

SÃO PAULO (Reuters) – A deflação dos preços ao produtor no Brasil se intensificou em maio, marcando o maior recuo desde junho de 2023 e mostrando uma tendência de queda espalhada por boa parte da indústria, informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Em maio, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou 1,29%, após queda de 0,12% em abril, marcando a quarta taxa negativa consecutiva após uma série de 12 resultados positivos em sequência. O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 5,78%.

“Dois pontos principais ajudam a explicar esse resultado: o primeiro é a diminuição dos preços de diversas commodities no mês, o que acaba reduzindo o custo de produção em toda a sua cadeia e impacta os preços em vários setores”, disse Murilo Alvim, gerente da pesquisa no IBGE.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta

Índices futuros dos EUA recuam após novos recordes e em dia de feriado

“O segundo é a nova queda do dólar frente ao real… o que também acaba reduzindo os custos em alguns setores e diminui, de forma direta, o preço daqueles produtos que são comercializados em dólar. Isso também ajuda a explicar os resultados negativos dos últimos meses”, completou.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 17 apresentaram queda de preços, com as maiores influências sendo exercidas por alimentos (-0,34 ponto percentual), refino de petróleo e biocombustíveis (-0,28 p.p.), outros produtos químicos (-0,26 p.p.) e metalurgia (-0,23 p.p.).

O setor de alimentos passou a cair 1,33% em maio depois de avançar 1,52% no mês anterior, “puxado para baixo por conta da redução dos preços de commodities como a cana de açúcar e a soja, ambas em período de safra, o que aumenta a oferta desses produtos”, segundo Alvim.

Entre as grandes categorias econômicas, os preços de bens de capital recuaram 0,02%, bens intermediários tiveram queda de 2,37% e bens de consumo (BC) ficaram estáveis.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

The post Preços ao produtor do Brasil têm em maio maior queda em quase 2 anos appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Tesouro dos EUA anuncia refinanciamento de US$ 125 bilhões até abril


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco central da Polônia mantém taxa de juros estável em 4%


Read more
4 de fevereiro de 2026

Governo Trump reduzirá 700 agentes de imigração em Minnesota


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress