• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Governo Biden anuncia US$ 13 bilhões para expansão da rede elétrica dos EUA
18 de novembro de 2022
IGC reduz projeção da safra global de grãos para 2,255 bilhões de toneladas
18 de novembro de 2022
Published by on 18 de novembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, defendeu hoje que deve haver uma convergência entre a disciplina fiscal e as demandas sociais, com as políticas fiscal e econômica precisando de coordenação para trazer resultados. Apesar de evitar fazer maiores comentários sobre a minuta da PEC da Transição enviada anteontem ao Congresso, ele disse há muita incerteza sobre o tamanho do gasto extra que será autorizado para o novo governo em 2023.

“Se acreditarmos que convergência não acontecerá por fiscal, vamos reagir”, afirmou o presidente do BC. Ele observou que a população pobre é a mais prejudicada quando as condições são adversas.

“É importante ter disciplina fiscal e olhar para o social”, reforçou. “O Brasil tem o desafio de comunicar que tem disciplina fiscal”. Ele acrescentou ainda que a incerteza, além de restringir o espaço para gastos, exerce papel relevante na ação da autoridade monetária.

Durante palestra no Nacional Bloomberg Leader’s Circle, nesta manhã em São Paulo, o presidente do BC disse que o Brasil tem desafios comuns com outros países sobre como “pagar a conta” das demandas que surgiram após a pandemia. “É preciso ser fiscalmente responsável, mas entendemos que há um problemas social que precisa ser endereçado”, afirmou.

Embota tenha dito algumas vezes que não é seu ‘trabalho” tecer comentários sobre política fiscal, ele comentou que, além do número (proposto para o gasto extra), também é importante a comunicação sobre isso. Sobre a percepção ruim que os mercados tiveram após a apresentação da minuta, Campo Neto disse que é preciso entender que o mercado “não é um monstro ou uma entidade, mas uma máquina que aloca recursos”. Assim, é natural que tenha reações quando há forte incerteza.

Na apresentação que fez hoje, o presidente do BC apontou que um valor de R$ 175 bilhões de gastos extras pode levar o resultado primário de 2023 para um déficit de 1,5% do PIB, ante a previsão anterior de 0,8% doPIB. A dívida também pode subir entre 2022 e 2023 de 77,7% para 81,9%, ou até mais.

Sobre inflação, Campos Neto apresentou vários gráficos que demonstraram o resultado de o BC ter feito seu trabalho antes de outras nações ao iniciar o ciclo de alta de juros e negou que os preços tenham caído de forma artificial. “”Não é verdade que o Brasil gastou mais para baixar a inflação artificialmente. O Brasil mostra um cenário melhor que o resto do mundo e foi rápido em subir juros”, afirmou.

Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.

The post Presidente do BC defende convergência entre disciplina fiscal e demandas sociais appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress