• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
“Danos já foram causados” à economia dos EUA apesar do adiamento das tarifas de Trump
10 de abril de 2025
Não há estudo na Fazenda ou na Casa Civil sobre tarifa social de energia, diz Haddad
10 de abril de 2025
Published by on 10 de abril de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Ray Dalio, bilionário e fundador da gestora Bridgewater Associates, afirmou que os investidores ficaram com “um elemento de trauma, choque ou medo” após a turbulência nos mercados globais desta semana.

“Isso afetou de forma dramática a percepção e a atitude em relação à confiabilidade dos Estados Unidos”, disse ele em entrevista à Bloomberg Television. “Poderia ter sido conduzido de forma melhor.”

Segundo Dalio, vale observar a fraqueza do dólar e o comportamento dos títulos do Tesouro de 30 anos em relação aos de 10 anos como sinais de que os investidores estão se afastando dos ativos que há muito tempo são considerados os mais seguros do mundo.

“O que mais me preocupa é a dinâmica básica de oferta e demanda de dívida”, afirmou.

Leia também

EUA e China caminham para rompimento “monumental” e ameaçam economia global

Não está claro qual lado cederá primeiro , ou se haverá algum consenso, mas é certo que a interrupção no fluxo de bilhões de dólares terá impacto severo

Ray Dalio pede acordo comercial dos EUA com China

“A decisão de Trump de recuar e negociar como lidar com esses desequilíbrios é uma via muito melhor”, disse Dalio

Questionado se alguns investidores teriam quebrado caso o então presidente Donald Trump não tivesse recuado nas tarifas, Dalio disse que “alguns certamente teriam, não apenas por causa das tarifas, mas pelas implicações nos mercados de capitais”. E acrescentou: “há uma espiral que se retroalimenta quando os mercados de capitais se contraem”.

Embora Trump tenha adiado por 90 dias muitos de seus planos de sobretaxa na quarta-feira — o que provocou um forte rali nas ações e nos títulos —, o otimismo durou pouco. Investidores voltaram a se preocupar com uma possível recessão e com o aumento de calotes corporativos. No início da semana, Dalio já havia dito que o foco excessivo nas tarifas fazia com que os investidores ignorassem o colapso de pilares da economia global.

“É provável que entremos em recessão”, afirmou na entrevista. “Estou mais preocupado com a dinâmica maior desses conflitos”, que, segundo ele, são “financeiros, políticos e geopolíticos, porque se alimentam mutuamente.”

“Essa não é uma recessão comum”, acrescentou. “Estamos mudando a ordem monetária.”

Dalio disse que ficou satisfeito com a mudança de postura de Trump, mas alertou que a volatilidade terá efeitos duradouros. “A percepção de que os mercados de capitais podem travar, por si só, já muda a forma como todos — principalmente as empresas — lidam com seus negócios”, disse.

©2025 Bloomberg L.P.

The post Ray Dalio: turbulência tarifária prejudicou reputação dos EUA como país confiável appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress