• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Independência do Fed ainda não preocupa os mercados, diz Capital Economics
27 de junho de 2025
BC tem enfatizado desancoragem de expectativas de inflação, que demanda Selic elevada por prazo longo, diz Guillen
27 de junho de 2025
Published by on 27 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira (27) mostram um mercado de trabalho ainda aquecido, com recorde de trabalhadores CLT e queda de desemprego. Segundo especialistas, o quadro mostra ainda aumento da massa salarial, o que tende a estimular o consumo e pressionar a inflação, adiando o início do corte de juros.

As análises de economistas de bancos e de grandes casas de investimentos destacam também que o avanço no mercado de trabalho tem se mostrado maior em setores informais, de baixa complexidade, o que traz pouco ganho de produtividade e compromete o crescimento sustentável do país.

Números surpreendem

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu um patamar recorde para o trimestre encerrado em maio, chegando a 39,8 milhões de pessoas, enquanto a taxa de desemprego caiu a 6,2%. 

O rendimento médio real, descontada a inflação, ficou em R$ 3.457, permanecendo estável. Esse cenário, combinado à baixa taxa de desemprego, impulsionou a massa salarial para R$ 354,6 bilhões, um novo recorde. 

Trabalho seguirá aquecido

Rodolfo Margato, economista da XP, afirma que o cenário base de mercado de trabalho deve se manter aquecido ao longo do ano, sem sinais evidentes de arrefecimento.

Na análise do economista, o emprego total segue em alta, os salários reais continuam avançando, e a massa de renda permanece em forte expansão — fatores que mantêm os custos unitários do trabalho pressionados.

Leia mais: Emprego estável e renda em alta. Por que dados positivos carregam riscos à economia?

Vagas em setores de baixa complexidade

Pedro Ros, CEO da Referência Capital, afirma que o índice de desemprego indica uma “relativa resiliência do mercado de trabalho”, mas ainda “dentro de um cenário de crescimento moderado e heterogêneo”.

“A criação de vagas ocorre de forma concentrada em setores de baixa produtividade, o que limita os ganhos de renda e a expansão do consumo. O desafio agora é transformar essa estabilidade em dinamismo real”, afirma.

Pedro Da Matta, CEO da Audax Capital, destaca que os dados apontam um crescimento de ocupação em segmentos informais, o que limita o impacto real sobre consumo e renda. “Para o avanço do emprego ser mais sólido, é necessário ampliar a eficiência da alocação de capital, incentivar setores produtivos e garantir estabilidade institucional”, avalia.

Para Theo Braga, CEO da SME The New Economy, é preciso criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e ao crescimento de novos negócios.

João Kepler, CEO da Equity Group, avalia que o desafio não está apenas em gerar vagas. “É preciso impulsionar uma nova dinâmica econômica baseada em inovação, tecnologia e produtividade”, diz.

Inflação pressionada

Segundo Margato, os dados sustentam o cenário de atividade doméstica resiliente e de inflação de serviços ainda elevada em 2025.

Porém, ao analisar o consumo, é preciso considerar outros dados contrastantes. Margato destaca os números do Banco Central referentes a maio, que mostraram uma desaceleração na concessão de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, além de aumento moderado na inadimplência. “Esses sinais de acomodação no mercado de crédito contrastam com a força do mercado de trabalho”, avalia.

Claudia Moreno, economista do C6 Bank, afirma que o crescimento no nível de ocupação deve ajudar a estimular a atividade econômica e dificultar o controle da inflação.

“De maneira geral, o cenário é de um mercado de trabalho bastante aquecido, com renda em alta. Acreditamos que ele continuará forte ao longo de 2025, o que deve ajudar a estimular a atividade econômica, embora dificulte o controle da inflação”, avalia Moreno.

Igor Cadilhac, economista do PicPay, avalia que o quadro gera preocupações, especialmente diante da nova regra do salário-mínimo, que busca garantir crescimento acima da inflação. “A leitura qualitativa do indicador sugere que o mercado de trabalho segue robusto, e os sinais recentes de deterioração em sua composição parecem ter sido pontuais”, afirma.

Perspectivas para o ano

Segundo Moreno, a perspectiva é de manutenção desses patamares elevados ao longo do ano, encerrando 2025 com taxa de desemprego em 5,5% – nível bastante baixo para os padrões históricos do país, segundo a economista do C6 Bank.

Cadilhac projeta uma taxa média de desemprego e um encerramento de ano em 6,4%.

Juros

Os dados reforçam um cenário de manutenção de juros elevados para tentar frear a inflação. Moreno afirma esperar que os juros se mantenham estáveis em 15% por bastante tempo, permanecendo em patamar elevado até o final de 2026.

PIB

A XP projeta um crescimento de 2,5% para o PIB em 2025, abaixo dos 3,4% observados em 2024. O PIB do primeiro trimestre já registrou alta de 1,4%, e a projeção é de 0,5% no segundo trimestre, com um ritmo médio de crescimento de 0,3% no terceiro e quarto trimestres deste ano, segundo Margato.

Para ele, os sinais são mistos: crédito em desaceleração, mas mercado de trabalho firme, o que sustenta a visão da XP de uma perda de ímpeto gradual da atividade econômica ao longo de 2025.

The post Recorde de CLT e queda do desemprego ainda aquecem o consumo e pressionam a inflação appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress