• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Bostic prevê apenas um corte de juros este ano devido à inflação instável
24 de março de 2025
Presidente do CEA da Casa Branca não vê impacto a curto prazo em tarifas
24 de março de 2025
Published by on 24 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A desaceleração da atividade brasileira abrirá espaço para o início do ciclo de cortes de juros a partir da penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), afirma o Safra.

O time de economia do banco projeta que a Selic seja elevada até 14,75% em meados de 2025 para conter a inflação, que deve fechar o ano em 5,2%. Posteriormente, a expectativa é que o Banco Central (BC) inicie o ciclo de redução da taxa, cortando-a para 13,75% até o final de 2025.

Na última reunião, de março, os diretores do Copom elevaram os juros em 1 ponto percentual (p.p.), para 14,25%. O Comitê antecipou ainda uma nova alta na próxima reunião, mas de menor magnitude.

Os economistas do Safra destacam que os últimos indicadores de atividade econômica já demonstram sinais de desaceleração.

SAIBA MAIS: Copom deixa ‘recado oculto’ para investidores após nova alta da Selic; confira

Dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2024, produção industrial, setor de serviços e vendas no varejo de janeiro vieram abaixo das projeções do mercado, refletindo um menor impulso fiscal e os efeitos iniciais da política monetária mais restritiva.

O banco projeta um crescimento do PIB em 2025 de 1,5%, abaixo do consenso de mercado, que atualmente está em 1,98%, segundo o Boletim Focus.

A projeção do Safra para a política monetária também vai na contramão do mercado, que espera que a Selic atinja o pico em 15% e siga nesse patamar até o fim do ano.

Impacto na inflação e nos juros futuros

Os economistas do Safra afirmam que, se, por um lado, o desaquecimento da economia é preocupante, por outro, contribui para uma menor pressão inflacionária. Isso justificaria uma flexibilização mais rápida da política monetária.

Essa perspectiva já começa a se refletir nos mercados financeiros. O banco observa que, após a divulgação dos últimos dados econômicos, houve uma melhora na precificação dos juros futuros, com a curva de juros fechando 70 pontos-base nos vencimentos mais curtos e 100 pontos-base nos vencimentos médios e longos.

O Banco Central tem reiterado seu compromisso com o controle da inflação, mantendo uma postura conservadora. No entanto, com a economia dando sinais de arrefecimento, os cortes na Selic podem acontecer antes do previsto, aliviando o custo do crédito e impulsionando setores sensíveis à política monetária.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress