• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Ata: Copom repete que antecipa fim de altas, mas segue vigilante e pronto a reagir
24 de junho de 2025
Powell repete que cortes nos juros podem esperar enquanto Fed estuda impactos das tarifas
24 de junho de 2025
Published by on 24 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A convergência da inflação à meta requer maior aperto monetário, disse o Comitê de Política Monetária (Copom) na ata referente à reunião da semana passada, ao justificar o aumento da Selic para 15% ao ano.

O cenário de inflação de curto prazo segue adverso e as expectativas mantiveram-se acima da meta em todos os horizontes.

Os diretores do Banco Central (BC), no entanto, ressaltaram que o ciclo de alta foi “particularmente rápido e bastante firme”, reforçando que os impactos da taxa mais contracionista estão por vir, dadas as defasagens inerentes aos efeitos da política monetária. Assim, o Comitê antecipou a interrupção do aperto de juros.

Agora, a autarquia irá avaliar se a taxa Selic corrente é apropriada para assegurar a convergência da inflação à meta.

“Determinada a taxa apropriada de juros, ela deve permanecer em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado devido às expectativas desancoradas. O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em prosseguir no ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, diz na ata.

VEJA TAMBÉM: As análises e recomendações de especialistas para investir após a reunião do Copom de junho

O Copom também afirmou que o debate sobre a dimensão estrutural do orçamento fiscal e a redução de gastos tributários pode afetar a percepção sobre a sustentabilidade da dívida e impactar o prêmio da curva de juros.

Os diretores reforçaram que a diminuição de esforço de reformas estruturais e disciplina fiscal, o aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia.

“A construção da confiança necessária para definir o patamar apropriado de restrição monetária ao longo do tempo passa por assegurar que os canais de política monetária estejam desobstruídos e sem elementos mitigadores para sua ação”.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress