• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Selic a 14,25%: 4 pontos para entender por que o Copom elevou o ritmo de alta dos juros para 1 p.p.
19 de março de 2025
O que mudou no comunicado do Copom que elevou a Selic a 14,25%? Veja a comparação
19 de março de 2025
Published by on 19 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por elevar a Selic em 1 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (19), em decisão unânime, saindo de 13,25% para 14,25%.

Para o professor e pesquisador especializado em agronegócio no Centro de Agronegócio Global do Insper, Leandro Gilio, o aumento implica em crédito mais caro e uma maior dificuldade para custeio, comercialização e investimentos na produção.

“Apesar do apoio do Plano Safra, é provável que os juros se elevem mesmo dentro do novo programa (2025/2026). Importante lembrar que neste ano, devido aos juros altos, o governo já teve dificuldades em manter a equalização dos juros. Esse problema deve crescer para 25/26, por um contexto de juros mais altos e problemas fiscais do governo”. 

SELIC A 14,25%? O Giro do Mercado estará ao vivo às 18:30 para transmitir a decisão do Banco Central e indicar o que você deve fazer com seus investimentos agora, acompanhe aqui: 

Gilio vê esse problema como especialmente nocivo em um momento de alta na inflação dos alimentos.

“Custos mais elevados podem ser repassados ao consumidor final. Também há o impacto de menor dinamismo da atividade econômica, que pode resultar em um enfraquecimento da demanda interna”. 

Ainda assim, ele ressalta que o Banco Central toma uma medida necessária de política monetária, na tentativa de controlar a inflação, já que o governo, no lado fiscal, não vem conseguindo bons resultados.

Segundo Felippe Serigati, pesquisador da FGV Agro, a parte mais importante da decisão do Copom ficou por conta do comunicado.

“O BC reconhece que há muita incerteza lá fora, exigindo cautela nos movimentos. Olhando para o cenário doméstico, o documento aponta que o mercado de trabalho e a atividade econômica está indecisamente aquecida, embora tenha um sinal de moderação. Fora isso, eles estão indicando um novo aumento na próxima reunião, mas em menor intensidade”.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress