• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Cidade a 103 km de São Paulo está entre as melhores do Brasil para morar
12 de dezembro de 2025
S&P 500 e Nasdaq caem após Broadcom aumentar preocupação com bolha de IA
12 de dezembro de 2025
Published by on 12 de dezembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O volume do setor de serviços do Brasil cresceu em outubro um pouco mais do que esperado, mantendo a resiliência mesmo em meio à política monetária restritiva que afeta a atividade econômica do país, embora tenha mostrado desaceleração ante setembro.

Em outubro, o setor de serviços apresentou aumento de 0,3% no volume em relação a setembro, quando houve crescimento de 0,7%, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da desaceleração, o resultado ficou ligeiramente acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,2% no mês, e com isso o volume de serviços renovou o patamar recorde da série histórica, iniciada em 2011.

O setor ainda marcou o nono resultado positivo seguido, acumulando no período ganho de 3,7%, superando a sequência de resultados positivos de oito meses entre fevereiro e setembro de 2022.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços apresentou alta de 2,2%, contra expectativa de 2,5%.

O mercado de trabalho aquecido, com o desemprego em mínimas recordes, vem ajudando o setor de serviços a manter a resiliência neste ano mesmo diante da desaceleração da economia, com a taxa básica de juros Selic em 15%.

Em outubro, todas as cinco atividades tiveram alta, com destaque para o avanço de 1,0% no volume de transportes, terceiro resultado positivo seguido com ganho acumulado de 2,4%, renovando o ápice da sua série histórica.

“O (transporte) aéreo tem crescido por conta do maior número de passageiros transportados, o que se reflete em maiores receitas para as companhias aéreas. E o aumento das receitas das empresas de transporte rodoviário de cargas cresce, em grande medida, por conta dos fretes realizados para o escoamento da produção agrícola, que terá safra recorde neste ano, e de entregas oriundas do comércio eletrônico”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

O volume do transporte aéreo teve em outubro alta de 4,3%, enquanto o do transporte rodoviário de cargas cresceu 0,9%.

Entre as outras atividades, informação e comunicação cresceu 0,3%; outros serviços subiram 0,5%; profissionais e administrativos avançaram 0,1%; e os serviços prestados às famílias tiveram avanço de 0,1%.

Já o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro sobre o mês anterior, mas ainda 1,0% abaixo do ápice da sua série histórica, de dezembro de 2024.

“A alta das atividades turísticas ocorre também em função do aumento das receitas das empresas de transporte aéreo de passageiros”, disse Lobo.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress