• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Apesar de exceções, reforma tributária promove avanço “cavalar” no sistema brasileiro, diz Appy
12 de julho de 2023
Estoques de petróleo nos EUA sobem 5,9 milhões de barris na semana, diz DoE
12 de julho de 2023
Published by on 12 de julho de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os dados de serviços em maio divulgados nesta quarta-feira (12) pelo IBGE comprovaram o momento de volatilidade do setor, afirmam economistas. O indicador de atividade tem oscilado entre altas e baixas nos últimos meses, ora mostrando influência do mercado de trabalho ainda aquecido, ora sofrendo com as condições monetárias e financeiras domésticas apertadas.

O setor cresceu 0,9% em maio, devolvendo parte da perda de 1,5% em abril. Antes disso, havia caído 3,1% em dezembro e mostrado alta de 1,1% e de 0,0% em fevereiro e marços, respectivamente.

Um dos destaque de alta em maios foi para o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, citou Claudia Moreno, economista do C6 Bank, lembrando que o crescimento de 2,2% no mês recuperou parte da queda de 4,3% no mês anterior.

Ela também comentou sobre a nova alta de 1,1% nos serviços prestados às famílias, que têm um peso importante no cálculo do PIB.

“Na nossa visão, o impacto dos juros altos deve persistir sobre os serviços fazendo com que o setor continue andando de lado ao longo de 2023, ainda que possa apresentar volatilidade no mês a mês”, estimou.

O C6 Bank manteve a previsão de crescimento de 2% para o PIB para 2023, embora com viés de alta, uma vez que os dados recentes de atividade têm vindo mais fortes do que o esperado. “Para 2024, nossa estimativa é que o crescimento do PIB seja de 1%.”

Minissérie Gratuita
Lucrando com o Medo
Conheça a estratégia desenvolvida pelo prof. Su Choung Wei que é capaz de gerar de 2% a 6% de rentabilidade mensal em dólar

O Santander Brasil apontou como destaque o índice de difusão, que atingiu 75% em maio, ante 25% em abril, com oito das doze atividades apresentando crescimento na margem.

No entanto, o banco continua vendo sinais de desaceleração para a atividade ampla à frente, uma vez que os segmentos mais cíclicos indicam uma tendência contínua de desaceleração devido a condições financeiras altamente restritivas.

Marco Caruso e Igor Cadilhac, economistas do PicPay, alertaram que a surpresa da PMS de junho reafirma uma a mensagem já captada na divulgação do IPCA ontem, a de que a inflação de serviços ainda inspira cautela.

“No fundo, a leitura que fica é que os sinais de estabilização ou queda dos serviços vem sendo mais lentos, abrindo espaço para uma maior preocupação com o legado inflacionário. Além disso, também é fonte de pressão a resiliência do mercado de trabalho e a renda ampliada. Para 2023, projetamos um avanço de 1,5% do setor de serviços”, comentaram os economistas.

Para Ariane Benedito, economista Esh Capital, os serviços de transporte e de informação e comunicação devem continuar apresentando maior resiliência nos próximos meses, o que não deve mudar tão rapidamente. No entanto, ela disse que o segundo semestre deve apresentar crescimento menor para serviços, e a continuidade de serviços prestados as famílias ganhando maior protagonismo para o setor.

“A questão dos juros tem grande influência para serviços e varejo e, se concretizado o início o ciclo de cortes em agosto, conforme a expectativa, há chances de melhora na demanda para esses setores. Por fim, o crescimento do dado acima do esperado corrobora com a melhora da percepção sobre a atividade do segundo trimestre de 2023”, afirmou.

Para o Itaú, o setor de serviços vem apresentando alguns números positivos, em linha com a resiliência do mercado de trabalho. Mas para o 2º trimestre, a estimativa é que o indicador do IBGE encerre perto da estabilidade, com os serviços oferecidos às famílias registrando contribuições positivas.

Já a análise do Bradesco é que o resultado do mês confirmou resiliência do setor de serviços no curto prazo e reforçou a expectativa do banco de crescimento de 0,3% do PIB do segundo trimestre. “Para os próximos meses, em particular a partir do terceiro trimestre, esperamos uma desaceleração mais pronunciada do setor, em linha com o elevado grau de aperto monetário”.

The post Setor de serviços mostra resistência, mas aperto monetário deve trazer desaceleração, dizem analistas appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress