• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Fornecimento de energia em Roraima sofre com distúrbios em importação da Venezuela
28 de maio de 2025
Caixa está em negociações para usar mais recursos do pré-sal em habitação, diz executiva
28 de maio de 2025
Published by on 28 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A inflação brasileira só deve voltar para o intervalo da meta no terceiro trimestre de 2026 (3T26), prevê o Itaú Unibanco. O objetivo perseguido pelo Banco Central (BC) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo.

A projeção do economista-chefe da instituição, Mário Mesquita, e de sua equipe é de que o acumulado de um ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegue a 4,5% no período de julho a setembro de 2026. Já no fechamento do próximo ano, a inflação deve descer para 4,4%.

Em 2025, o IPCA deve seguir pressionado. A expectativa do Itaú é de que o índice de preços encerre este ano em 5,5%.

Por um lado, o mercado global deve aliviar a pressão na inflação, com a redução dos preços das commodities — principalmente metais e energia, afirma Mesquita. Além disso, ele menciona a maior resiliência do agronegócio no país.

E MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Selic

No entanto, por outro lado, os serviços devem pressionar os preços no Brasil, alinhados com a solidez no mercado de trabalho. A estimativa é de que os empregos sigam resilientes, apesar da desaceleração da atividade no ano — o banco projeta que o PIB feche 2025 em 2,2% e 2026 em 1,5%.

“Com o trabalho aquecido e o salário pressionado, a inflação de serviços tende a ficar mais pressionada também”, afirma o economista-chefe no evento Macro em Pauta.

Mesquita ainda lembra que parte importante da atividade do BC — “talvez a mais importante” — é controlar as expectativas. Essas “são muito importantes para a própria inflação”.

“Por essa métrica, o Banco Central tem um trabalho grande a fazer. Ele deve manter a taxa de juros parada por bastante tempo para que as expectativas voltem a se alinhar à meta”, diz.

A equipe macroeconômica do Itaú não vê nenhum espaço para cortar a Selic já neste ano. “Espero quedas nos juros só no ano que vem”, afirma Mesquita.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress