• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Conexões de mercado e linha direta com Lula tornam Galípolo peça-chave nos planos do governo para o BC
8 de maio de 2023
Materialização de arcabouço fiscal sólido pode reduzir inflação, diz BC
9 de maio de 2023
Published by on 9 de maio de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os ministros da 2ª Turma  do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não conheceram do recurso especial do município do Rio de Janeiro e, com isso, mantiveram decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) que afastou a cobrança de ISS sobre serviços de promoção e divulgação de marca alegadamente prestados pela Via Varejo aos seus fornecedores entre os anos de 2000 e 2003.

A empresa afirma que vende eletrodomésticos e nunca prestou serviço de propaganda e publicidade. A varejista sustenta ter rateado despesas com a contratação de agências de publicidade entre os seus fornecedores industriais e, depois, ter sido reembolsada por esses valores.

O município defende que a varejista prestou serviço a seus parceiros industriais, ainda que por meio da contratação de agências de publicidade, e que a ausência de lucro não afasta a incidência do ISS.

Conheça o JOTA PRO Tributos, nossa plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

No STJ, no entanto, os ministros concluíram que reformar o entendimento do TJRJ demandaria reexame de fatos e provas, o que é vedado pela Súmula 7 do STJ.

Além disso, os ministros concluíram que incide no caso a Súmula 284 do STF, por analogia, uma vez que o município não teria apontado o dispositivo legal violado pela decisão do tribunal de origem. Segundo este enunciado, “é inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia”.

A decisão foi tomada no AREsp 2.251.341.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress