• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Tesouro: Dentro dos cenários do tarifaço, este anunciado não é o pior possível
30 de julho de 2025
Decisão de juros do Fed tem maior número de dissidências entre diretores desde 1993
30 de julho de 2025
Published by on 30 de julho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) a ordem executiva que eleva para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros, mas o impacto pode ser menor do que se esperava. Isso porque alguns itens estratégicos ficaram de fora da medida, entre eles aeronaves civis e peças de avião, que representam as exportações da Embraer (EMBR3), além de produtos como suco de laranja, castanha, metais e derivados de petróleo.

Essas exceções haviam sido solicitadas pelo governo brasileiro nas negociações que antecederam a decisão, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo. A exclusão chegou a ser negada publicamente pela assessoria do vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera as tratativas com Washington, mas acabou incorporada à ordem publicada pela Casa Branca.

Leia também

Decreto de Trump adia por sete dias implementação de tarifas de 50% sobre o Brasil

A decisão de Trump veio acompanhada de uma longa lista de exceções, incluindo suco de laranja e peças de aeronaves que beneficiam a Embraer

Embraer tem susto, mas escapa do tarifaço e ação salta mais de 10%; veja gráfico

Ação foi de alta para baixa em poucos minutos, mas logo entrou em leilão e voltou a subir

Além da Embraer, ficaram isentos da sobretaxa produtos de setores como energia, fertilizantes, madeira, metais preciosos, estanho e alguns tipos de alumina. No caso do agronegócio, a medida preserva parte das exportações brasileiras mais sensíveis para o mercado americano, como o suco de laranja, cujo principal destino é os EUA.

O decreto de Trump justifica a aplicação da tarifa com acusações de “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e de supostas violações à liberdade de expressão por parte de autoridades brasileiras, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo o texto, tais ações configurariam uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos.

As novas tarifas entrarão em vigor sete dias após a assinatura da ordem. Produtos embarcados antes desse prazo e desembarcados nos EUA até 5 de outubro estarão isentos da cobrança.

Veja a seguir os principais produtos que ficaram isentos da nova tarifa de 50% imposta ao Brasil:

TipoNúmero de itensSuco e derivados de laranja4Castanhas e nozes1Celulose e madeira22Aeronaves e peças164Petróleo e derivados55Ferro-gusa3Fertilizantes3Silício metálico3Metais preciosos2Outros437

The post Tarifaço de Trump poupa Embraer, suco de laranja e mais; veja exceções appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress