• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Lula diz que autorizou início da reciprocidade porque é preciso ’fazer andar’ o processo
29 de agosto de 2025
Governo lança em setembro plano de incentivo para data centers em aceno a big techs, dizem fontes
29 de agosto de 2025
Published by on 29 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

As exportações brasileiras de carne bovina devem bater o recorde em agosto, mesmo com o setor altamente impactado pelo tarifaço dos Estados Unidos, que até julho era o segundo principal cliente externo do Brasil, atrás apenas da China. 

Dados preliminares da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram um aumento de 35% na média diária de embarques de carne bovina até a quarta semana de agosto. No acumulado deste mês, foram embarcadas 212,9 mil toneladas.  

Leia também: México supera EUA como 2º destino da carne bovina brasileira em agosto, diz Abiec

“Com certeza vamos bater um recorde para agosto”, diz Lygia Pimentel, CEO da consultoria Agrifatto. Para ela, o Brasil enviará para o exterior 265 mil toneladas de carne bovina in natura neste mês, superando o recorde anterior de 217 mil toneladas, registrado em agosto de 2024. 

O aumento no valor das exportações também chama a atenção. O valor médio da tonelada subiu 26% neste mês, em comparação com o mesmo período de 2024, resultando num crescimento de 70% na receita obtida pelas empresas com as vendas externas de carnes.  

Até a quarta semana de agosto, as exportações de carne bovina somaram US$ 1,19 bilhão, colocando a proteína entre os cinco principais produtos da pauta exportadora brasileira — atrás apenas do petróleo, soja e minério de ferro. 

Leia também: Carne e café ficam fora de programa de compras públicas por demanda em novos mercados

Com os dados preliminares, ainda não é possível saber quais compradores estão substituindo os Estados Unidos, que até julho comprou cerca de 28,5 mil toneladas de carne por mês, na média.  

“Imaginamos que a China tenha acelerado as importações e talvez a gente tenha mandado mais para o México também. Mas precisamos esperar até o final do mês para ter certeza”, afirma Pimentel. 

É bem possível que, com as importações do Brasil proibitivas por conta da sobretaxa de 50% que entrou em vigor no dia 1º, os Estados Unidos tenham aumentado a demanda pela carne bovina de outros fornecedores, como a Austrália. E nessa reorganização do mercado, outros clientes, como a China, tenham redirecionado as suas compras para o Brasil. 

“É uma forte demonstração da resiliência do setor”, finaliza a especialista. 

Conteúdo produzido por The AgriBiz.

The post The AgriBiz: Carne bovina ignora tarifaço e deve ter recorde de exportação em agosto  appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress