• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Exportadores de soja dos EUA relatam vendas de 174,181 mil t ao México
10 de janeiro de 2023
Indústria do cimento espera 2023 morno após queda acima do esperado nas vendas em 2022
10 de janeiro de 2023
Published by on 10 de janeiro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

Após a invasão à sede dos Três Poderes em Brasília, a infraestrutura de energia elétrica do país também foi alvo de ataques e vandalismo nos últimos dias. Pelo menos seis torres de transmissão de energia foram danificadas em municípios de Rondônia e do Paraná.

As informações constam de dois boletins elaborados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os documentos são parte do trabalho do Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro, instalado pelo Ministério de Minas e Energia em meio à percepção de ataques ao sistema.

Uma torre de transmissão, identificada com o número 114, foi derrubada no município de Medianeira (PR) e outras três estruturas (torres 112, 113 e 115) foram danificadas. O documento da agência ressalta que não foram observadas condições climáticas que pudessem ter causado algum tipo de dano à linha de transmissão e diz que “há indícios de vandalismo”. A ocorrência foi verificada às 0h13 (horário de Brasília) de segunda-feira (9).

Em Rondônia, nos municípios de Porto Velho e Ariquemes, a Aneel relata que duas torres foram derrubadas, com “indícios de sabotagem”, segundo o boletim. Apesar dos transtornos provocados pelos danos às linhas de transmissão, não houve interrupção na carga ou distribuição de energia elétrica nessas regiões. As ocorrências, neste caso, ocorreram entre a noite de domingo (8) e a madrugada de segunda-feira.

• Onde Investir 2023: evento gratuito traz os melhores especialistas e as melhores estratégias para turbinar seus investimentos. Inscreva-se agora!

“A Eletronorte informa que após a confirmação da queda da torre 219 e torção das adjacentes (218 e 220) da linha LT 230kV Samuel-Ariquemes circuito 3, seu plano de contingência foi implementado a fim de restabelecer a referida linha de transmissão”, diz um dos boletins.

“As ações realizadas até o momento foram: identificação das avarias sofridas pelas torres, mobilização das equipes, equipamentos e ferramental, limpeza das áreas das torres, construção de acessos para os equipamentos e retirada de parte dos acessórios e recuperação do pino central da torre que está caída no solo”, prossegue.

Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica nos principais centros urbanos do país, relatório da Aneel indica que Ministério de Minas e Energia e Operador Nacional do Sistema (ONS) colocaram em prática medidas emergenciais, em virtude dos ataques.

Entre elas, o ONS informou que passou a realizar o envio de energia entre as regiões do país acima dos limites considerados normais.

Distribuidoras de energia foram orientadas a reforçar a segurança de suas instalações físicas e também quanto à proteção de dados virtuais. Para informar ocorrência de vandalismo ou ato de sabotagem, as empresas receberam a orientação de manter contato com os órgãos de segurança pública dos estados e informar qualquer ocorrência, além da suspensão do fornecimento de energia de acampamentos de bolsonaristas em todo o país.

The post Torres de transmissão de energia são derrubadas em Rondônia e no Paraná; Aneel fala em “sabotagem” e “vandalismo” appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress