• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Dívida global atinge recorde de quase US$ 338 trilhões, diz IIF
25 de setembro de 2025
Diretor do BC diz que projeções indicam que inflação ficará acima do teto da meta nos próximos meses
25 de setembro de 2025
Published by on 25 de setembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco Central apontou que o avanço das plataformas digitais de transporte e entrega, como Uber e iFood, transformou de forma relevante o mercado de trabalho no Brasil na última década.

Entre 2015 e o segundo trimestre de 2025, o número de trabalhadores por aplicativo saltou de 770 mil para 2,1 milhões — uma alta de 170% —, enquanto a população ocupada do país cresceu apenas 10% no mesmo período.

Segundo o estudo divulgado nesta quinta-feira (25) no Relatório de Política Monetária, a presença desse contingente contribuiu para elevar o nível de ocupação e reduzir a taxa de desemprego.

Leia também

6 dicas para comprar dólar antes de viajar

Estar atento às notícias e considerar todos os custos da operação são pontos importantes; confira mais dicas

Médicos rebatem Trump e reforçam que paracetamol pode ser tomado na gravidez

Grávidas relatam medo após alerta de Trump, mas sociedades médicas reforçam segurança do uso

Segundo os cálculos do BC, a expansão do setor representou um impacto de +0,8 ponto percentual no nível de ocupação, +0,2 p.p. na taxa de participação e -0,6 p.p. na taxa de desocupação.

Peso no mercado de trabalho

Apesar do crescimento acelerado, o BC destacou que a participação dos trabalhadores de aplicativo ainda é relativamente baixa frente ao total de ocupados.

Os 2,1 milhões de pessoas nessa categoria representam 2,1% da população ocupada e 1,2% da população em idade de trabalhar. Em 2015, esses percentuais eram de 0,8% e 0,5%, respectivamente.

Um dos pontos centrais da análise é que o avanço das plataformas não ocorreu à custa de empregos já existentes. Segundo o BC, a maior parte dos trabalhadores veio de fora da força de trabalho, o que indica que os aplicativos criaram novas formas de ocupação em vez de substituir empregos formais.

Os números têm como base a Pnad Contínua, do IBGE, que acompanha os principais indicadores do mercado de trabalho brasileiro.

Consumo e inflação

O Banco Central também ressaltou a relevância cada vez maior desses serviços para o dia a dia dos brasileiros. O IBGE, por exemplo, já incorporou os transportes por aplicativo no cálculo da inflação oficial. Em agosto, o item respondeu por 0,3% do IPCA, enquanto passagens aéreas tiveram peso de 0,6%.

The post Trabalho por aplicativos cresce 170% em 10 anos e ajuda a reduzir desemprego, diz BC appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Tesouro dos EUA anuncia refinanciamento de US$ 125 bilhões até abril


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco central da Polônia mantém taxa de juros estável em 4%


Read more
4 de fevereiro de 2026

Governo Trump reduzirá 700 agentes de imigração em Minnesota


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress