• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Operadores aumentam apostas em cortes de juros pelo Fed após dados de emprego
11 de março de 2025
Vagas de emprego em aberto nos EUA sobem para 7,74 mi em janeiro; demissões caem
11 de março de 2025
Published by on 11 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que instruiu seu secretário de comércio a acrescentar uma tarifa adicional de 25% sobre todo o aço e alumínio provenientes do Canadá que entram nos EUA, elevando a tarifa total sobre esses produtos para 50%.

A medida vem em resposta à decisão do governo da província de Ontário de sobretaxar a eletricidade exportada para os EUA.

A medida entrará em vigor amanhã (12), segundo Trump, que comunicou a decisão via redes sociais. Além disso, o presidente ameaçou impor tarifas ainda mais altas sobre peças automotivas canadenses a partir de 2 de abril, caso o Canadá não suspenda tarifas sobre produtos lácteos e outras mercadorias dos EUA.

Leia também

Em 50 dias de Trump, bolsas de NY têm pior desempenho desde 2009

O índice Dow Jones Industrial Average acumulou queda de 3,6% desde que Trump tomou posse pela 2ª vez, S&P 500 recuou 6,4% e o Nasdaq tombou 11%

Com Wall Street derretendo, Trump é forçado a antecipar corte de impostos bilionário

No primeiro mandato, Trump cortou impostos antes de iniciar uma guerra comercial; agora, a ordem se inverteu

Mercado reage negativamente

O anúncio de Trump provocou uma reação imediata nos mercados, aprofundando as perdas já registradas desde a primeira rodada de tarifas sobre o Canadá e o México, implementadas na semana passada. O índice S&P 500 caiu 0,3% na manhã desta terça-feira em Nova York, enquanto o Dow Jones recuou 1%.

Caso as tarifas sobre peças automotivas sejam implementadas em abril, Trump alertou que a medida poderá “praticamente encerrar permanentemente a indústria automobilística do Canadá”.

Efeito dominó no acordo comercial

A escalada tarifária representa um novo capítulo na disputa comercial entre os dois países. No início do mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre todas as importações canadenses, mas postergou sua aplicação por um mês. Na semana passada, quando finalmente entraram em vigor, o governo dos EUA isentou alguns produtos sob o USMCA, o tratado de livre comércio entre EUA, Canadá e México, após forte pressão de montadoras americanas.

O Canadá reagiu impondo uma sobretaxa de 25% sobre eletricidade enviada de Ontário para os estados de Minnesota, Nova York e Michigan, além de tarifar produtos como suco de laranja, calçados e motocicletas dos EUA.

Leia mais: Canadenses retiram Jack Daniels de prateleiras em boicote; “pior que tarifa”, diz CEO

Reação canadense

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, criticou a postura de Trump e afirmou que as tarifas representam uma ameaça para empregos e indústrias canadenses.

“Trump criou esse caos não só aqui no Canadá, mas também nos EUA e no mundo”, disse Ford em entrevista à Bloomberg. “Se ele continuar com essas tarifas sobre o setor automotivo, fábricas vão fechar, pessoas perderão seus empregos e a manufatura irá encolher.”

Leia também

Tesla sucumbe, e Musk é o bilionário que mais perde dinheiro na era Trump: US$ 145 bi

Bilionários acumulam perdas de US$ 210 bilhões desde janeiro; mercado reage a incertezas políticas; veja os que mais perderam

Aprovação de Trump cai abaixo da desaprovação pela primeira vez, diz levantamento

Aprovação de Trump atinge 47,9%, enquanto a desaprovação sobe para 48,1%, refletindo crescente insatisfação, especialmente com a economia e políticas comerciais

Emergência energética nos EUA

Trump também declarou que imporá uma emergência nacional no setor de eletricidade, permitindo que os EUA implementem medidas para compensar a dependência de eletricidade canadense. Entre as possibilidades, estão o aumento do uso de usinas a carvão, a aceleração da construção de novas fontes de energia e a agilidade nos processos de licenciamento de infraestrutura elétrica.

A medida amplia a emergência energética declarada por Trump em seu primeiro dia no cargo, que facilitou a expansão de oleodutos e linhas de transmissão.

O impasse tarifário entre EUA e Canadá segue em escalada, com impactos diretos para indústrias de ambos os lados da fronteira e potencial para novos desdobramentos nas próximas semanas.

(Com informações de Reuters e Bloomberg)

The post Trump anuncia aumento de tarifas sobre metais do Canadá para 50%; mercados recuam appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress