O presidente Donald Trump disse que Kevin Hassett e Kevin Warsh são suas principais escolhas para liderar o Federal Reserve dos EUA e que espera que o próximo presidente do banco central consulte-o sobre as taxas de juros.
Trump, em entrevista ao Wall Street Journal nesta sexta-feira (12), indicou que Warsh subiu na lista restrita de candidatos para desafiar Hassett, que muitos viam como o favorito para o cargo.
Democratas divulgam fotos de Epstein com Trump, Clinton, Gates e mais
Imagens fazem parte de acervo do Departamento de Justiça e ampliam pressão por transparência nos EUA
Ações de empresas de cannabis sobem com plano de Trump de aliviar restrição à maconha
O presidente Donald Trump deve ordenar que sua administração avance na reclassificação da maconha como uma droga menos perigosa
“Eu acho que os dois Kevins são ótimos,” disse ele. “Acho que há mais algumas pessoas que também são ótimas.”
Trump já havia sinalizado que já tinha decidido, dizendo na segunda-feira (8) que tinha “uma ideia bem clara” de quem nomear. O presidente também afirmou no mês passado que sabia quem escolheria para o cargo. Os comentários mais recentes sugerem que o processo de seleção ainda está em aberto.
Trump se reuniu com Warsh na quarta-feira (10). Não está claro se Trump planeja entrevistar outros candidatos para o cargo.
O presidente disse que Warsh lhe afirmou que os custos de empréstimos deveriam ser mais baixos. Trump afirmou que acha que o próximo presidente do Fed deveria consultá-lo sobre as taxas de juros, uma medida que quebraria a tradição da independência do banco central.
“Normalmente, isso não é feito mais. Antes era feito rotineiramente. Deveria ser feito,” disse Trump ao Journal. “Isso não significa — eu não acho que ele deva fazer exatamente o que dizemos. Mas certamente eu sou uma voz inteligente e devo ser ouvido.”
Trump tem buscado afirmar controle sobre o banco central em seu segundo mandato, expressando regularmente frustração pelo fato de o Fed não ter reduzido os custos de empréstimos de forma mais agressiva sob a presidência de Jerome Powell.
Na entrevista ao Journal, Trump defendeu cortes agressivos nas taxas, dizendo que elas deveriam estar em “1% e talvez até menos que isso.”
Na quarta-feira, o Fed reduziu sua taxa básica para entre 3,5% e 3,75%, seu terceiro corte em reuniões consecutivas. Três membros do comitê discordaram da decisão, e o Comitê Federal de Mercado Aberto ainda não decidiu sobre futuras reduções.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Trump diz que está inclinado a escolher Warsh ou Hassett para a presidência do Fed appeared first on InfoMoney.