• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Ações de Hong Kong encerram em alta de mais de um mês; ações da China continental caem
12 de novembro de 2025
Entre IPCA, ata e Selic: Galípolo pode mudar o tom do mercado; o que esperar do Ibovespa nesta quarta (12)
12 de novembro de 2025
Published by on 12 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reduzir parte das tarifas de importação sobre o café, medida que pode beneficiar o Brasil, principal fornecedor do grão ao mercado americano. A declaração foi publicada em entrevista à emissora Fox News publicada na noite de terça-feira (11).

“Vamos baixar algumas tarifas sobre o café, e vamos ter algum café entrando [nos EUA]”, disse Trump. O republicano não informou o tamanho da redução nem quais países seriam contemplados. Desde agosto, produtos brasileiros como café, carne e aço enfrentam sobretaxas de até 50%, impostas por razões políticas.

Trump afirmou que pretende aplicar mudanças “cirúrgicas” nas tarifas e indicou que a redução pode seguir o modelo de exceções a produtos que não são produzidos em escala suficiente nos EUA, categoria em que o café foi incluído em setembro.

Leia também

Tarifaço de Trump contra o Brasil é “uma piada”, diz governador da Califórnia

Na COP, Gavin Newsom chamou as taxas de “tarifas Bolsonaro” e disse que são “uma abominação”

Preço do café no varejo acumula 4 meses de queda no Brasil, aponta IBGE

No mês passado, o recuo foi de 0,31%, após uma queda de 0,06% em setembro

O tarifaço pressionou os preços nos EUA, onde o café subiu cerca de 19% em um ano. Nas cafeterias de Nova York, os aumentos ao consumidor chegam a 55%, e o país enfrenta queda de 53% nas importações de café brasileiro desde setembro, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Em 2024, o Brasil exportou US$ 1,96 bilhão em café para os EUA, que respondem por um terço do consumo global. No acumulado de 2025 até setembro, o país embarcou 4,36 milhões de sacas aos americanos, queda de 24,7% sobre o mesmo período do ano anterior. O produto representa 5,3% das exportações brasileiras para os EUA neste ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

A fala de Trump ocorre em meio às negociações abertas após o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, na Malásia. Na ocasião, Lula pediu a suspensão total das tarifas, mas o governo brasileiro admite aceitar reduções por produto caso a isenção integral não seja possível. O vice-presidente Geraldo Alckmin já havia classificado o café como prioridade nas tratativas.

Interlocutores do Itamaraty esperam que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúna nesta semana com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, durante a reunião ministerial do G7 no Canadá, para discutir os próximos passos.

The post Trump diz que pode reduzir tarifa sobre o café; Brasil é o maior fornecedor appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress