• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Payroll de dezembro sugere que Fed pode “pular” reunião de janeiro e manter juros
9 de janeiro de 2026
PIB brasileiro pode crescer US$ 9,3 bi com acordo Mercosul-UE, diz Ipea
9 de janeiro de 2026
Published by on 9 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

Após mais de duas décadas de negociações, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia avançou nesta sexta-feira (9) com a ratificação política do Conselho Europeu. Reunidos em Bruxelas, os chefes de Estado e de governo do bloco europeu confirmaram o aval ao tratado, abrindo caminho para a assinatura formal do texto nos próximos dias.

Ao todo, 21 dos 27 países da União Europeia votaram a favor do acordo. França, Hungria, Polônia e Irlanda se posicionaram contra, enquanto a Bélgica optou pela abstenção. Segundo o ministério das relações exteriores da Argentina, o acordo será assinado no dia 17 de janeiro, no Paraguai.

“Após mais de 25 anos, as decisões de hoje representam um passo histórico no fortalecimento da parceria estratégica da UE com o Mercosul”, comemorou Michael Damianos, Ministro da Energia, Comércio e Indústria do Chipre. “Estes acordos criarão novas oportunidades para as empresas de ambos os lados, garantindo, ao mesmo tempo, salvaguardas robustas para os nossos setores mais sensíveis e um quadro justo e sustentável para o comércio”, afirmou em comunicado.

Leia também

Quais ações da Bolsa brasileira podem ganhar com aprovação do acordo UE-Mercosul?

Analistas veem impacto positivo principalmente para o setor de agro e alimentos

Acordo Mercosul-UE cria “vacina” para Lula e ajuda a reduzir rejeição em 2026

Cientista político diz que pacto pode beneficiar o presidente contra ataques à agenda econômica do PT e reforça narrativa de abertura de mercados

O apoio da Itália foi decisivo para a formação da maioria necessária no Conselho, que exige o respaldo de ao menos 15 países representando, no mínimo, 65% da população do bloco.

A decisão destrava a etapa política de um tratado negociado há cerca de 26 anos entre a Mercosul e a União Europeia. Com o aval do Conselho, a expectativa é de que a assinatura formal ocorra já na próxima semana, em encontro entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e líderes sul-americanos.

Apesar da aprovação, o acordo ainda não entra em vigor automaticamente. O texto precisa passar pela análise e votação do Parlamento Europeu, etapa que pode reacender resistências, sobretudo ligadas a preocupações ambientais e aos impactos sobre o setor agrícola europeu.

Ainda assim, o resultado desta sexta-feira é visto como um marco político relevante, ao encerrar o impasse no Conselho e sinalizar disposição do bloco europeu em avançar com o maior acordo comercial de sua história.

The post União Europeia confirma aval para acordo com Mercosul; assinatura será no dia 17/1 appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress